A influência de Rousseau na metodologia das Ciências Físicas e naturais nas 4 primeiras séries do 1o ciclo.
Título
A influência de Rousseau na metodologia das Ciências Físicas e naturais nas 4 primeiras séries do 1o ciclo.
A influência de Rousseau na metodologia das Ciências Físicas e naturais nas 4 primeiras séries do 1o ciclo.
Autor
Marly Santos Mutschele
Marly Santos Mutschele
Orientação
Maria Isabel Pitombo
Maria Isabel Pitombo
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1978
1978
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Procura investigar os seguintes pontos: a) a análise e a fundamentação filosófica da mudança educacional na didática das Ciências Físicas e Naturais; b) as idéias filosóficas de Rousseau na didática do ensino na região de Piracicaba e suas conseqüências na educação; c) a atualidade de Rousseau, especialmente no ensino de Ciências. Para tanto, separa dois grupos de 80 crianças cada, das escolas primárias da região de Piracicaba, em 1969: o grupo A, formado por crianças de escolas que atenderam às mudanças metodológicas, passando a ser ativas, porque seguiram os princípios pedagógicos de Rousseau; o grupo B, constituído de crianças de escolas que não atenderam às mudanças metodológicas, continuando na linha tradicional. Propondo questões sobre o conteúdo de Ciências Físicas e Naturais a ambos os grupos (com experiências e debates para o grupo A e aulas expositivas para o grupo B), conclui que as crianças do grupo A obtiveram um melhor aproveitamento geral do conteúdo ministrado do que as do grupo B.
Procura investigar os seguintes pontos: a) a análise e a fundamentação filosófica da mudança educacional na didática das Ciências Físicas e Naturais; b) as idéias filosóficas de Rousseau na didática do ensino na região de Piracicaba e suas conseqüências na educação; c) a atualidade de Rousseau, especialmente no ensino de Ciências. Para tanto, separa dois grupos de 80 crianças cada, das escolas primárias da região de Piracicaba, em 1969: o grupo A, formado por crianças de escolas que atenderam às mudanças metodológicas, passando a ser ativas, porque seguiram os princípios pedagógicos de Rousseau; o grupo B, constituído de crianças de escolas que não atenderam às mudanças metodológicas, continuando na linha tradicional. Propondo questões sobre o conteúdo de Ciências Físicas e Naturais a ambos os grupos (com experiências e debates para o grupo A e aulas expositivas para o grupo B), conclui que as crianças do grupo A obtiveram um melhor aproveitamento geral do conteúdo ministrado do que as do grupo B.
Palavras Chave
Rousseau; ciências físicas.
Rousseau; ciências físicas.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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