Análise de um curso programado individualizado de Biologia.
Título
Análise de um curso programado individualizado de Biologia.
Análise de um curso programado individualizado de Biologia.
Autor
Nivaldo Nale
Nivaldo Nale
Orientação
Carolina Martuscelli Bori Bori
Carolina Martuscelli Bori Bori
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis
Ano
1973
1973
Cidade / UF
Assis/SP
Assis/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa respostas dadas por alunos em diferentes pontos do desenvolvimento de um curso programado individualizado de Biologia. A análise envolve transformação de dados qualitativos, representados pelas respostas escritas dos alunos, em dados numéricos, que permitem uma avaliação quantitativa da aquisição de comportamentos pelos mesmos. Os sujeitos foram alunos inscritos na disciplina Biologia, ministrada no curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: pré-teste, execução do programa e pós-teste. No pré-teste, uma série de tarefas foram propostas aos alunos, visando-se obter dados sobre o nível de desempenho dos mesmos em relação a cada um dos objetivos do curso, antes do programa ser iniciado. A segunda etapa constou da execução de um programa de contingências composto de 36 unidades seqüenciais - passos - com todas as características de curso programado individualizado. A execução do programa durou de cinco a sete meses, na dependência do ritmo individual de trabalho dos alunos. No pós-teste, os alunos voltaram a executar as tarefas que haviam feito no pré-teste, acrescidas de algumas outras. O pós-teste foi apresentado ao aluno sob a forma de passos normais do curso. Os resultados mostram graus variados de aproximação das respostas dos alunos aos vários requisitos especificados em cada um dos objetivos do programa do curso. Na discussão dos resultados, procura identificar condições antecedentes e conseqüentes às respostas dos alunos, provavelmente responsáveis pelos acertos e erros dos mesmos relacionados a cada um dos objetivos, bem como pelo ritmo de trabalho desenvolvido pelos alunos. Apresenta várias proposições visando alterar o programa, no sentido de se tentar eliminar os erros constatados e aumentar a freqüência de respostas desejadas.
Analisa respostas dadas por alunos em diferentes pontos do desenvolvimento de um curso programado individualizado de Biologia. A análise envolve transformação de dados qualitativos, representados pelas respostas escritas dos alunos, em dados numéricos, que permitem uma avaliação quantitativa da aquisição de comportamentos pelos mesmos. Os sujeitos foram alunos inscritos na disciplina Biologia, ministrada no curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: pré-teste, execução do programa e pós-teste. No pré-teste, uma série de tarefas foram propostas aos alunos, visando-se obter dados sobre o nível de desempenho dos mesmos em relação a cada um dos objetivos do curso, antes do programa ser iniciado. A segunda etapa constou da execução de um programa de contingências composto de 36 unidades seqüenciais - passos - com todas as características de curso programado individualizado. A execução do programa durou de cinco a sete meses, na dependência do ritmo individual de trabalho dos alunos. No pós-teste, os alunos voltaram a executar as tarefas que haviam feito no pré-teste, acrescidas de algumas outras. O pós-teste foi apresentado ao aluno sob a forma de passos normais do curso. Os resultados mostram graus variados de aproximação das respostas dos alunos aos vários requisitos especificados em cada um dos objetivos do programa do curso. Na discussão dos resultados, procura identificar condições antecedentes e conseqüentes às respostas dos alunos, provavelmente responsáveis pelos acertos e erros dos mesmos relacionados a cada um dos objetivos, bem como pelo ritmo de trabalho desenvolvido pelos alunos. Apresenta várias proposições visando alterar o programa, no sentido de se tentar eliminar os erros constatados e aumentar a freqüência de respostas desejadas.
Palavras Chave
ensino; biologia; curso programado.
ensino; biologia; curso programado.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
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