Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo.
Título
Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo.
Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo.
Autor
Roberto Nardi
Roberto Nardi
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Verifica como ocorrem as idéias que evoluem para a noção de campo, a partir das explicações dadas em entrevistas clínicas por sujeitos de uma amostra, escolhidos aleatoriamente entre estudantes da 1a série do 1o grau à 3a série do 2o grau. Fazem parte do estudo o levantamento histórico sobre as idéias que evoluíram para o conceito de campo e a discussão sobre o uso de estudos psicogenéticos e da História da Ciência como subsídios para a construção do ensino de conceitos científicos. A parte experimental consta de um levantamento das explicações causais dadas pelos sujeitos, a partir de cinco situações desencadeadoras envolvendo o conceito de campo. O levantamento dos dados obtidos permitiu classificar os sujeitos segundo níveis representativos de diferentes tipos de explicações causais. Os dados emergentes das entrevistas clínicas permitiram também verificar nos sujeitos a evolução da concepção de Terra como corpo cósmico; a semelhança entre os modelos apresentados pelos sujeitos e os modelos apresentados na evolução histórica do conceito; a evolução do léxico científico e a influência do modelo de campo passado pela televisão aos sujeitos através de desenhos animados. Das conclusões constam implicações pedagógicas sobre os aspectos acima evidenciados.
Verifica como ocorrem as idéias que evoluem para a noção de campo, a partir das explicações dadas em entrevistas clínicas por sujeitos de uma amostra, escolhidos aleatoriamente entre estudantes da 1a série do 1o grau à 3a série do 2o grau. Fazem parte do estudo o levantamento histórico sobre as idéias que evoluíram para o conceito de campo e a discussão sobre o uso de estudos psicogenéticos e da História da Ciência como subsídios para a construção do ensino de conceitos científicos. A parte experimental consta de um levantamento das explicações causais dadas pelos sujeitos, a partir de cinco situações desencadeadoras envolvendo o conceito de campo. O levantamento dos dados obtidos permitiu classificar os sujeitos segundo níveis representativos de diferentes tipos de explicações causais. Os dados emergentes das entrevistas clínicas permitiram também verificar nos sujeitos a evolução da concepção de Terra como corpo cósmico; a semelhança entre os modelos apresentados pelos sujeitos e os modelos apresentados na evolução histórica do conceito; a evolução do léxico científico e a influência do modelo de campo passado pela televisão aos sujeitos através de desenhos animados. Das conclusões constam implicações pedagógicas sobre os aspectos acima evidenciados.
Palavras Chave
ensino de física; conceito de campo físico; psicogenes.
ensino de física; conceito de campo físico; psicogenes.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos