Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo.

Título
Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo.
Autor
Roberto Nardi
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Verifica como ocorrem as idéias que evoluem para a noção de campo, a partir das explicações dadas em entrevistas clínicas por sujeitos de uma amostra, escolhidos aleatoriamente entre estudantes da 1a série do 1o grau à 3a série do 2o grau. Fazem parte do estudo o levantamento histórico sobre as idéias que evoluíram para o conceito de campo e a discussão sobre o uso de estudos psicogenéticos e da História da Ciência como subsídios para a construção do ensino de conceitos científicos. A parte experimental consta de um levantamento das explicações causais dadas pelos sujeitos, a partir de cinco situações desencadeadoras envolvendo o conceito de campo. O levantamento dos dados obtidos permitiu classificar os sujeitos segundo níveis representativos de diferentes tipos de explicações causais. Os dados emergentes das entrevistas clínicas permitiram também verificar nos sujeitos a evolução da concepção de Terra como corpo cósmico; a semelhança entre os modelos apresentados pelos sujeitos e os modelos apresentados na evolução histórica do conceito; a evolução do léxico científico e a influência do modelo de campo passado pela televisão aos sujeitos através de desenhos animados. Das conclusões constam implicações pedagógicas sobre os aspectos acima evidenciados.
Palavras Chave
ensino de física; conceito de campo físico; psicogenes.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos