Um estudo do Opticks de Newton: aspectos do pensamento newtoniano e seus métodos de trabalhar em Física.
Título
Um estudo do Opticks de Newton: aspectos do pensamento newtoniano e seus métodos de trabalhar em Física.
Um estudo do Opticks de Newton: aspectos do pensamento newtoniano e seus métodos de trabalhar em Física.
Autor
Patrícia Guimarães Abramof
Patrícia Guimarães Abramof
Orientação
Amélia Império Hamburguer
Amélia Império Hamburguer
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Estuda a evolução das idéias de Newton sobre a ótica, destacando aspectos do seu pensamento nas tentativas teóricas e nas precisas experiências contidas no Opticks. Usa como fonte do estudo o texto original do Opticks e do Principia Matemática, junto com análises em História da Ciência de especialistas como Westfall, Dobbs, Mc Mullin, Sabra, Shapiro, Cohen, Koyré e outros. Faz também um apanhado histórico com respeito às questões sobre a natureza e comportamento da Luz, desde os Gregos (século V a. C.) até os contemporâneos de Newton (séculos XVI e XVII). Subsidia a formação de professores de Física e Ciências, no sentido de mostrar a construção dos conceitos e teorias científicas em sua dimensão histórica.
Estuda a evolução das idéias de Newton sobre a ótica, destacando aspectos do seu pensamento nas tentativas teóricas e nas precisas experiências contidas no Opticks. Usa como fonte do estudo o texto original do Opticks e do Principia Matemática, junto com análises em História da Ciência de especialistas como Westfall, Dobbs, Mc Mullin, Sabra, Shapiro, Cohen, Koyré e outros. Faz também um apanhado histórico com respeito às questões sobre a natureza e comportamento da Luz, desde os Gregos (século V a. C.) até os contemporâneos de Newton (séculos XVI e XVII). Subsidia a formação de professores de Física e Ciências, no sentido de mostrar a construção dos conceitos e teorias científicas em sua dimensão histórica.
Palavras Chave
PbTe; silício poroso; caracterização
PbTe; silício poroso; caracterização
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
História da Ciência, Filosofia da Ciência
História da Ciência, Filosofia da Ciência