O processo de ensino e aprendizagem em Química no 2o grau fundamentado em princípios de procedimento de ação docente: uma avaliação iluminativa.

Título
O processo de ensino e aprendizagem em Química no 2o grau fundamentado em princípios de procedimento de ação docente: uma avaliação iluminativa.
Autor
Luiz Carlos Naujorks
Orientação
André Valdir Zunino
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1990
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Avalia uma proposta de ensino e aprendizagem em Química, desenvolvida conjuntamente com professores da rede estadual de ensino do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa em ação do tipo experimental-participativa, envolvendo professores intencionalmente selecionados, seus alunos e outras pessoas interessadas direta ou indiretamente. Tem como propósito fundamental avaliar interações e inovações metodológicas em sala de aula, bem como realizações desenvolvidas por professores que adotaram, em nível consciente e intencional, Princípios de Procedimentos de Ação Docente (PPAD) para orientar e fundamentar suas ações pedagógicas e metodológicas. A metodologia empregada para a avaliação da proposta foi a da Avaliação Iluminativa, modalidade do modelo Sócio-Antropológico de pesquisa educacional avaliativa. Por meio desta metodologia, foram estudadas as ações docentes decorrentes de realizações e inovações conseqüentes da operacionalização dos PPADs adotados, como eles foram operados, como foram influenciados pelas várias situações escolares, quais as vantagens, desvantagens e dificuldades na opinião de seus maiores interessados (professores e alunos) e, como as experiências educacionais de aprendizagem dos alunos foram afetadas. O uso da metodologia permite, ainda, descobrir, documentar e analisar o que foi coerente na participação dos professores em um projeto de pesquisa sobre suas próprias ações e em sua participação em uma proposta de ensino que assumiu características inovadoras. As estratégias e técnicas de coleta de dados e informações envolvem observações “in loco”, emprego de entrevistas, prestação de depoimentos e aplicação de questionário estruturados numa escala de atitudes e valores do tipo Likert. O tratamento e análise de dados e informações envolveu sistematizações, ordenações e categorizações, bem como, uso de testes estatísticos simples, mas adequados, procurando enfatizar o significativo qualitativo na interpretação dos mesmos. Assim, as várias fases da pesquisa, atividades e estudos desenvolvidos podem representar uma tentativa séria e consciente de contribuição para a solução dos problemas metodológicos do ensino de Química no 2o grau.
Palavras Chave
ensino; aprendizagem; metodologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas