Uma perspectiva fenomenológica para o professor em sua expressão do: "o que é isto, a ciência".

Título
Uma perspectiva fenomenológica para o professor em sua expressão do: "o que é isto, a ciência".
Autor
Marcos César Danhoni Neves
Orientação
Joel Martins
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1991
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Cinco professores de ciência são ouvidos sobre suas concepções do o que é isto, a ciência. Os discursos de cada um dos sujeitos são compreendidos a partir do maior ensinamento da fenomenologia: a redução fenomenológica. O sujeito e sua fala são compreendidos em suas pré-reflexões e em seus horizontes perspectuais engendrados pela reflexão. Após a compreensão de cada situação relatada e de cada perfil ideográfico delineado, nascem as convergências dos discursos, que são agrupadas em categorias e que compõem a compreensão nomotética dos discursos. É neste momento que se estrutura o fenômeno intencionado inicialmente, ou seja, o que é isto, a ciência Apresenta a perspectiva de uma ampliação do conhecimento do homem em seu conhecer fazendo ciência.
Palavras Chave
fenomenologia; ciência; ensino.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física, Geral
Foco Temático
Características do Professor