Educação ou adestramento ambiental.
Título
Educação ou adestramento ambiental.
Educação ou adestramento ambiental.
Autor
Paula Cals Brügger Neves
Paula Cals Brügger Neves
Orientação
Reinaldo Matias Fleuri
Reinaldo Matias Fleuri
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1993
1993
Cidade / UF
Florianópolis/AC
Florianópolis/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Ressalta que na Educação Ambiental há uma disputa para se designar o que seja o adjetivo ambiental, mas, devido à hegemonia da racionalidade instrumental em nossa sociedade, a perspectiva técnico-natural é predominante. Elege então a "Estrategia internacional de accion en matéria de educacion y formacion ambientales para el decenio de 1990", publicada pelo PNUMA/ UNESCO, para uma análise de conteúdo dos conceitos de meio-ambiente, desenvolvimento sustentável e educação, dentro do contexto maior da ciência e da tecnologia. Revela possibilidade do surgimento de um processo de instrução, denominado adestramento, que consiste em produzir, reproduzir e legitimar a hegemonia do pensamento tecnocrático, assegurando as necessidades de mercado da sociedade industrial em detrimento de uma formação plena e libertadora. Enfatiza a não compartimentação da questão ambiental na educação: a educação é que deve ser ambiental no seu todo e isto impõe uma ampla rediscussão de vários conceitos que estruturam o pensamento hegemônico em nossa sociedade.
Ressalta que na Educação Ambiental há uma disputa para se designar o que seja o adjetivo ambiental, mas, devido à hegemonia da racionalidade instrumental em nossa sociedade, a perspectiva técnico-natural é predominante. Elege então a "Estrategia internacional de accion en matéria de educacion y formacion ambientales para el decenio de 1990", publicada pelo PNUMA/ UNESCO, para uma análise de conteúdo dos conceitos de meio-ambiente, desenvolvimento sustentável e educação, dentro do contexto maior da ciência e da tecnologia. Revela possibilidade do surgimento de um processo de instrução, denominado adestramento, que consiste em produzir, reproduzir e legitimar a hegemonia do pensamento tecnocrático, assegurando as necessidades de mercado da sociedade industrial em detrimento de uma formação plena e libertadora. Enfatiza a não compartimentação da questão ambiental na educação: a educação é que deve ser ambiental no seu todo e isto impõe uma ampla rediscussão de vários conceitos que estruturam o pensamento hegemônico em nossa sociedade.
Palavras Chave
questão ambiental, comunicação, cultura ocidental
questão ambiental, comunicação, cultura ocidental
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Políticas Públicas
Políticas Públicas