Educação ou adestramento ambiental.

Título
Educação ou adestramento ambiental.
Autor
Paula Cals Brügger Neves
Orientação
Reinaldo Matias Fleuri
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1993
Cidade / UF
Florianópolis/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
Ressalta que na Educação Ambiental há uma disputa para se designar o que seja o adjetivo ambiental, mas, devido à hegemonia da racionalidade instrumental em nossa sociedade, a perspectiva técnico-natural é predominante. Elege então a "Estrategia internacional de accion en matéria de educacion y formacion ambientales para el decenio de 1990", publicada pelo PNUMA/ UNESCO, para uma análise de conteúdo dos conceitos de meio-ambiente, desenvolvimento sustentável e educação, dentro do contexto maior da ciência e da tecnologia. Revela possibilidade do surgimento de um processo de instrução, denominado adestramento, que consiste em produzir, reproduzir e legitimar a hegemonia do pensamento tecnocrático, assegurando as necessidades de mercado da sociedade industrial em detrimento de uma formação plena e libertadora. Enfatiza a não compartimentação da questão ambiental na educação: a educação é que deve ser ambiental no seu todo e isto impõe uma ampla rediscussão de vários conceitos que estruturam o pensamento hegemônico em nossa sociedade.
Palavras Chave
questão ambiental, comunicação, cultura ocidental

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Políticas Públicas