Seres vivos em sala de aula.
Título
Seres vivos em sala de aula.
Seres vivos em sala de aula.
Autor
Francisco José Segura Noya
Francisco José Segura Noya
Orientação
Myriam Krasilchik
Myriam Krasilchik
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa os problemas decorrentes de um ensino memorístico e abstrato sobre seres vivos, em aulas de 6a série de escolas do 1o grau. Faz uma crítica aos procedimentos de aprendizagem adotados por muitos professores e traz algumas sugestões, que servem como motivadores, como trazer pequenos animais vivos para a aula, considerar o aluno como um ser vivo e permitir questionamentos ajudando na auto-aprendizagem e não os treinando a responder certas exigências. Sugere também pequenos passeios em zoológicos ou parques para identificação de animais, realizando assim uma diversificação de conteúdos e preparando o professor para conflitos que surgirão em decorrência da dinâmica prática desse método.
Analisa os problemas decorrentes de um ensino memorístico e abstrato sobre seres vivos, em aulas de 6a série de escolas do 1o grau. Faz uma crítica aos procedimentos de aprendizagem adotados por muitos professores e traz algumas sugestões, que servem como motivadores, como trazer pequenos animais vivos para a aula, considerar o aluno como um ser vivo e permitir questionamentos ajudando na auto-aprendizagem e não os treinando a responder certas exigências. Sugere também pequenos passeios em zoológicos ou parques para identificação de animais, realizando assim uma diversificação de conteúdos e preparando o professor para conflitos que surgirão em decorrência da dinâmica prática desse método.
Palavras Chave
seres vivos em sala de aula; estudo de caso; motivação.
seres vivos em sala de aula; estudo de caso; motivação.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método