Um estudo avaliativo da metodologia da Licenciatura Parcelada Experimental em Ciências no curso da Universidade Federal de Sergipe.
Título
Um estudo avaliativo da metodologia da Licenciatura Parcelada Experimental em Ciências no curso da Universidade Federal de Sergipe.
Um estudo avaliativo da metodologia da Licenciatura Parcelada Experimental em Ciências no curso da Universidade Federal de Sergipe.
Autor
Ivanete Rocha de Oliveira
Ivanete Rocha de Oliveira
Orientação
Zélia Domingues Mediano
Zélia Domingues Mediano
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1979
1979
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Verifica se a metodologia desenvolvida no processo ensino-aprendizagem do curso da Licenciatura Experimental em Ciências, executado pela Universidade Federal de Sergipe, foi eficaz na formação do professor de Ciências para o ensino de 1º grau. A população foi constituída de todos os professores, alunos-mestres e supervisores envolvidos no processo do curso. A amostra para as observações de aulas foi formada de dez professores e dez alunos-mestres. Faz coleta de dados por intermédio de três questionários e duas fichas de observação. Processa a análise dos resultados conforme o modelo de avaliação elaborado para este estudo, a partir das idéias de Stufflebeam. Os resultados evidenciam que a maioria das características desta metodologia não foi colocada em prática no curso. Revelam, também, os fatores que parecem ter interferido no processo da sua aplicação e aprendizagem. Apresenta algumas recomendações consideradas úteis ao seu emprego e na política de formação e aperfeiçoamento de professores.
Verifica se a metodologia desenvolvida no processo ensino-aprendizagem do curso da Licenciatura Experimental em Ciências, executado pela Universidade Federal de Sergipe, foi eficaz na formação do professor de Ciências para o ensino de 1º grau. A população foi constituída de todos os professores, alunos-mestres e supervisores envolvidos no processo do curso. A amostra para as observações de aulas foi formada de dez professores e dez alunos-mestres. Faz coleta de dados por intermédio de três questionários e duas fichas de observação. Processa a análise dos resultados conforme o modelo de avaliação elaborado para este estudo, a partir das idéias de Stufflebeam. Os resultados evidenciam que a maioria das características desta metodologia não foi colocada em prática no curso. Revelam, também, os fatores que parecem ter interferido no processo da sua aplicação e aprendizagem. Apresenta algumas recomendações consideradas úteis ao seu emprego e na política de formação e aperfeiçoamento de professores.
Palavras Chave
metodologia; Licenciatura Experimental em Ciências; Sergipe
metodologia; Licenciatura Experimental em Ciências; Sergipe
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Conteúdo-Método, Características do Professor, Características do Aluno
Formação de Professores, Conteúdo-Método, Características do Professor, Características do Aluno