Texto escrito no ensino da Física - a influência de proposições na solução de problemas.
Título
Texto escrito no ensino da Física - a influência de proposições na solução de problemas.
Texto escrito no ensino da Física - a influência de proposições na solução de problemas.
Psicologia
Autor
Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Orientação
Carolina Martuscelli Bori
Carolina Martuscelli Bori
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Instituto de Psicologia
Ano
1987
1987
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Verifica a influência da instrução e proposições semelhantes às comumente incluídas em textos elaborados para o ensino da Física, em grau médio, no Brasil. Foram planejadas, neste estudo, situações-problema a serem resolvidas por estudantes. Analisa as respostas apresentadas por universitários e alunos de ensino médio e as agrupa em classes de solução. Os resultados mostram diferentes aspectos da influência estudada, diferenciados para cada proposição. Discute possíveis interpretações que esses resultados viabilizaram, a contribuição de estudo exploratório, como o desenvolvimento, e a necessidade de se proceder à análise de funcionamento da linguagem matemática (e cotidiana) no ensino da Física. Finalmente, considera alternativamente os papéis que têm sido atribuídos ao professor, na identificação dos quais tornou-se aparente a contradição entre pressupostos, ideário veiculado e processos efetivamente vividos em sala de aula.
Verifica a influência da instrução e proposições semelhantes às comumente incluídas em textos elaborados para o ensino da Física, em grau médio, no Brasil. Foram planejadas, neste estudo, situações-problema a serem resolvidas por estudantes. Analisa as respostas apresentadas por universitários e alunos de ensino médio e as agrupa em classes de solução. Os resultados mostram diferentes aspectos da influência estudada, diferenciados para cada proposição. Discute possíveis interpretações que esses resultados viabilizaram, a contribuição de estudo exploratório, como o desenvolvimento, e a necessidade de se proceder à análise de funcionamento da linguagem matemática (e cotidiana) no ensino da Física. Finalmente, considera alternativamente os papéis que têm sido atribuídos ao professor, na identificação dos quais tornou-se aparente a contradição entre pressupostos, ideário veiculado e processos efetivamente vividos em sala de aula.
Palavras Chave
Texto escrito, ensino de Física, Proposições, Estudo exploratório, linguaem matemática.
Texto escrito, ensino de Física, Proposições, Estudo exploratório, linguaem matemática.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos