Uma abordagem dialógica para o ensino de Física no 1° grau.

Título
Uma abordagem dialógica para o ensino de Física no 1° grau.
Autor
Virgínia Mello Alves
Orientação
Bernardo Buchweitz
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1992
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Desenvolve um programa de ensino de Física com estudantes de 8a série do 1o grau, em uma escola municipal de Porto Alegre. Segue uma metodologia de pesquisa-ação e, referenciando-se nas idéias de Paulo Freire, busca um sentido para o ensino de Física numa perspectiva libertadora, através de uma abordagem dialógica de educação. Realiza previamente um estudo da comunidade, de onde elege como tema gerador o abastecimento deficitário de água na região e suas implicações no banho dos moradores. Organiza um programa de ensino de um semestre, onde são abordadas noções básicas de termodinâmica, eletricidade e mecânica dos fluidos. Com base em testes, questionários, entrevistas e observações, verifica a ocorrência de uma aprendizagem significativa, boa receptividade dos estudantes ao programa e resultados satisfatórios de aproveitamento escolar. Conclui que o ensino de Física pode ter um papel importante na conscientização, mas que, para seu pleno êxito, é necessária uma atuação da escola junto à comunidade, parte, ainda, de um projeto mais amplo de democratização da sociedade.
Palavras Chave
Metodologia da Pesquisa; ação ensino de física; aprendizagem

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas