O conteúdo e o enfoque dos livros de Geologia Introdutória: estudo descritivo e analítico com base na macro-estrutura das obras atuais destinadas ao nível superior de ensino.

Título
O conteúdo e o enfoque dos livros de Geologia Introdutória: estudo descritivo e analítico com base na macro-estrutura das obras atuais destinadas ao nível superior de ensino.
Autor
Ivan Amorosino do Amaral
Orientação
Nabor Ricardo Rüegg
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Ano
1981
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O estudo inaugura a pesquisa acadêmica sobre a questão educacional na área geológica. Aborda a temática relativa ao ensino de Geologia no nível superior com caráter introdutório. Descreve e analisa livros didáticos destinados ao ensino de Geologia Introdutória. Utiliza um quadro teórico para análise, baseado na noção de Geologia enquanto ciência e adota o significado de Geologia em seu sentido mais amplo, o que inclui as áreas afins. De modo não específico descreve e analisa o conteúdo e o enfoque de um conjunto diversificado e representativo de livros didáticos de edição recente e explicitamente destinados à Geologia Introdutória; Verifica também a imagem da Geologia enquanto ciência. Discute os resultados do próprio estudo, os critérios originais de classificação das obras e definição das linhas de conteúdo de Geologia Introdutória.
Palavras Chave
Ambiental; ciências; ensino; geociências; metodologia.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Currículos e Programas