Outra óptica para o ensino de óptica.
Título
Outra óptica para o ensino de óptica.
Outra óptica para o ensino de óptica.
Autor
Maria Lúcia Ambrozio
Maria Lúcia Ambrozio
Orientação
Luis Carlos de Menezes
Luis Carlos de Menezes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Apresenta e discute uma proposta para o ensino de física no segundo grau, relativa ao conteúdo de ótica. A proposta insere-se no projeto do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF), sediado no Instituto de Física da USP, que vem trabalhando na reconcepção dos conteúdos de física para o segundo grau e produção de textos para o professor. A partir de uma visão crítica do atual sistema educacional brasileiro, concebe o ensino de física vinculado a uma compreensão de situações reais, presentes tanto no cotidiano do cidadão como no sistema produtivo. Defende e apresenta um tratamento para a ótica que lida com a natureza física da luz e com o caráter prático da ótica na vida contemporânea. A proposta é comparada a outros projetos educacionais e textos didáticos que abordam esse conteúdo. Apresenta, em Apêndice, um texto de ótica dirigido a professores de física do segundo grau, elaborado no âmbito do projeto GREF.
Apresenta e discute uma proposta para o ensino de física no segundo grau, relativa ao conteúdo de ótica. A proposta insere-se no projeto do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF), sediado no Instituto de Física da USP, que vem trabalhando na reconcepção dos conteúdos de física para o segundo grau e produção de textos para o professor. A partir de uma visão crítica do atual sistema educacional brasileiro, concebe o ensino de física vinculado a uma compreensão de situações reais, presentes tanto no cotidiano do cidadão como no sistema produtivo. Defende e apresenta um tratamento para a ótica que lida com a natureza física da luz e com o caráter prático da ótica na vida contemporânea. A proposta é comparada a outros projetos educacionais e textos didáticos que abordam esse conteúdo. Apresenta, em Apêndice, um texto de ótica dirigido a professores de física do segundo grau, elaborado no âmbito do projeto GREF.
Palavras Chave
Física do cotidiano; ensino de física; ensino de optica.
Física do cotidiano; ensino de física; ensino de optica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas