O ensino de Biologia e as relações entre Ciência /Tecnologia /Sociedade: o que dizem os professores e o currículo do ensino médio

Título
O ensino de Biologia e as relações entre Ciência /Tecnologia /Sociedade: o que dizem os professores e o currículo do ensino médio
Autor
Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
Orientação
Hilário Fracalanza
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Discute as relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de Biologia no Ensino Médio. Toma como referência às concepções de oito professoras sobre essas relações CTS e como elas se expressam na sua prática em sala de aula, bem como as concepções presentes nos manuais didáticos e planejamentos de ensino. A análise dos dados da entrevista foi derivada da escolha de três instâncias de análise: Apropriação do conhecimento científico, relação pesquisa e ensino, relação entre aulas teóricas e aulas práticas. Todas essas instâncias apontam diferentes perspectivas na interação entre Teoria e Prática. Reconhece a existência de uma diferença entre o discurso e a prática das professoras no que se refere às interações CTS, ora havendo uma aproximação, ora um distanciamento entre o idealizado e o realizado por elas. Conclui que a abordagem das relações CTS que já existe no currículo de Biologia acontece sem que os elementos Ciência e Tecnologia sejam contextualizados em uma específica Sociedade, o que geralmente não leva a um desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos frente aos diferentes papéis da Ciência e Tecnologia, a fim de garantir-lhes uma tomada de decisões mais consciente. Identifica também que as estratégias utilizadas pelas professoras, no trabalho com os alunos, oferecem pouca possibilidade para que eles venham a modificar concretamente a sua realidade, a partir de um redimensionamento do significado das relações CTS

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas