Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e no ensino de Ciências.

Título
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e no ensino de Ciências.
Autor
José André Peres Angotti
Orientação
Luís Carlos de Menezes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa a tensão entre fragmentos e totalidades do conhecimento em Ciências Naturais e Tecnologia, parte do conflito entre especialização e universalidade, tanto na criação científica quanto no seu ensinar-aprender. Aprofunda a problemática do conflito parte/todo tanto no domínio epistemológico, quanto no pedagógico. Propõe a adoção de conceitos supradisciplinares e unificadores para ancorar o tratamento didático-pedagógico desse conhecimento. Justifica o tratamento de tais conceitos como ganchos teóricos que possibilitam articular conhecimentos aparentemente distintos em níveis intra e interdisciplinares, minimizando o risco da fragmentação. Apresenta e discute conceitos unificadores de primeira ordem - transformações e regularidades - e de segunda ordem - energia e escalas. Mostra a importância de cada um dos conceitos levantados, apresentando exemplos de aplicação didática. Indica as possibilidades de intervenção de forma coerente com sua proposta, nos diferentes graus e níveis de ensino de Física e Ciências Naturais, na perspectiva da “ciência enquanto cultura”.
Palavras Chave
Fragmentos e totalidade; conhecimento fragmentado; conceitos.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas