O ensino de Ciências na Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano - condições de trabalho e caracterização docente.
Título
O ensino de Ciências na Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano - condições de trabalho e caracterização docente.
O ensino de Ciências na Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano - condições de trabalho e caracterização docente.
Autor
Jurandyr Gomes do Aragão
Jurandyr Gomes do Aragão
Orientação
Maria Amélia Mattos
Maria Amélia Mattos
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1980
1980
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Caracteriza o professor e o processo de ensino de Ciências do 1º grau, nas escolas da rede administrativa estadual, em município da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano. Investiga as condições do ambiente escolar quanto à disponibilidade de recursos materiais peculiares a este ensino, as características profissionais e de atuação dos docentes. Aplica questionários à direção dos estabelecimentos de ensino e outro a uma amostra estratificada de 107 professores, determinada através da seleção de 25 escolas nessas regiões. Os resultados evidenciam que a efetivação do processo de ensino desta disciplina não vem ocorrendo de modo eficiente, de acordo com o que preconiza a licenciatura e a legislação vigente relativas a este campo de estudo, tendo em vista a precariedade das escolas. Verifica que os professores, ainda que a maioria seja portadora de título universitário, não utilizam métodos e técnicas facilitadores da aprendizagem em Ciências, caracterizando-se por uma prática pedagógica tradicional.
Caracteriza o professor e o processo de ensino de Ciências do 1º grau, nas escolas da rede administrativa estadual, em município da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano. Investiga as condições do ambiente escolar quanto à disponibilidade de recursos materiais peculiares a este ensino, as características profissionais e de atuação dos docentes. Aplica questionários à direção dos estabelecimentos de ensino e outro a uma amostra estratificada de 107 professores, determinada através da seleção de 25 escolas nessas regiões. Os resultados evidenciam que a efetivação do processo de ensino desta disciplina não vem ocorrendo de modo eficiente, de acordo com o que preconiza a licenciatura e a legislação vigente relativas a este campo de estudo, tendo em vista a precariedade das escolas. Verifica que os professores, ainda que a maioria seja portadora de título universitário, não utilizam métodos e técnicas facilitadores da aprendizagem em Ciências, caracterizando-se por uma prática pedagógica tradicional.
Palavras Chave
Região Metropolitana; Salvador; recôncavo baiano.
Região Metropolitana; Salvador; recôncavo baiano.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Organização da Instituição Escolar
Características do Professor, Organização da Instituição Escolar