Conversando com imagens: tratamento de representações fixas de livros didáticos de Ciências.
Título
Conversando com imagens: tratamento de representações fixas de livros didáticos de Ciências.
Conversando com imagens: tratamento de representações fixas de livros didáticos de Ciências.
Autor
José Aparecido de Araújo
José Aparecido de Araújo
Orientação
Eliana Martins da Silva Rosado
Eliana Martins da Silva Rosado
Instituição
PUC-CAMP
PUC-CAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Instituto de Psicologia
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Realiza um estudo exploratório sobre o processo de leitura e interpretação de representações figurativas fixas de um livro didático de Ciências, por estudantes de escola de 1o grau, com enfoque na identificação dos elementos utilizados e tipos de relações estabelecidas. Entrevista 24 alunos de uma escola de periferia de Campinas-SP, a partir da observação de 3 pranchas contendo imagens retiradas de um livro didático de Ciências utilizado na região. Os dados coletados foram tratados pelo método de análise de conteúdo e avaliados, quanto a significância, pelo teste do X2. Mostra que, no tratamento com imagens, os alunos são capazes de ler o dinâmico através do estático, com tendência ao estabelecimento de relações de causa-efeito ligadas a experiências anteriores e/ou entre os elementos/informações identificados nas imagens. Essas relações estabelecidas em sua maioria são relações lógicas mas nem sempre coerentes com as expectativas ligadas ao assunto tratado.
Realiza um estudo exploratório sobre o processo de leitura e interpretação de representações figurativas fixas de um livro didático de Ciências, por estudantes de escola de 1o grau, com enfoque na identificação dos elementos utilizados e tipos de relações estabelecidas. Entrevista 24 alunos de uma escola de periferia de Campinas-SP, a partir da observação de 3 pranchas contendo imagens retiradas de um livro didático de Ciências utilizado na região. Os dados coletados foram tratados pelo método de análise de conteúdo e avaliados, quanto a significância, pelo teste do X2. Mostra que, no tratamento com imagens, os alunos são capazes de ler o dinâmico através do estático, com tendência ao estabelecimento de relações de causa-efeito ligadas a experiências anteriores e/ou entre os elementos/informações identificados nas imagens. Essas relações estabelecidas em sua maioria são relações lógicas mas nem sempre coerentes com as expectativas ligadas ao assunto tratado.
Palavras Chave
Imagens; livros didáticos; figuras.
Imagens; livros didáticos; figuras.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Aluno