Mudança conceitual na Teoria da Relatividade Especial.

Título
Mudança conceitual na Teoria da Relatividade Especial.
Autor
Ségio de Mello Arruda
Orientação
Alberto Villani
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Considera que alguns conceitos científicos são apenas parcialmente entendidos por muitos estudantes da graduação em Física, sendo em conseqüência fracamente ligados às suas ecologias conceituais. Observa que o postulado da luz da teoria da relatividade especial (TRE), por exemplo, apesar de sua inteligibilidade, não é plausível para eles, sendo aceito principalmente devido à “pressão externa” da comunidade e à autoridade dos livros e do professor. A TRE também não foi inicialmente plausível para a comunidade científica. Entretanto a teoria era altamente consistente para Einstein. Um estudo do programa einsteniano por volta de 1905, revela que a hipótese do quantum de luz e a teoria da propagação da luz foram os elementos centrais que a tornaram plausível para ele. Baseado nesse fato histórico, propõe uma estratégia que parece apropriada ao ensino de conceitos contra intuitivos como os da Física Moderna. Argumentos históricos, que tornaram os conceitos ou teorias plausíveis no passado, são usados para aumentar o seu “status”. A estratégia é aplicada à TRE, em especial ao postulado da luz.
Palavras Chave
Relatividade; Especial; Instituto de Física; Faculdade de Educação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, História da Ciência