Caracterização do professor de Ciências do 1o grau no Estado da Bahia.
Título
Caracterização do professor de Ciências do 1o grau no Estado da Bahia.
Caracterização do professor de Ciências do 1o grau no Estado da Bahia.
Autor
Terezinha Fróes Assunção
Terezinha Fróes Assunção
Orientação
Delmar Ewaldo Scheneider
Delmar Ewaldo Scheneider
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1976
1976
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Caracteriza o professor de Ciências do 1º grau em exercício no sistema educacional do Estado da Bahia, segundo as competências exigidas para o ensino dessa área no 1º grau. Delineia um modelo teórico do professor em questão com base em documentos legais - referentes à formação do professor de Ciências do 1º grau, e ao currículo do 1º grau, particularmente da área de Ciências - e em literatura selecionada sobre teoria de currículo e experiências curriculares da área de Ciências, em desenvolvimento em diferentes países. O modelo fundamenta-se no tipo ideal de Weber e se constitui num quadro conceitual para interpretação de dados obtidos através de entrevistas. Entrevista 81 professores de Ciências, graduados pela Universidade Federal da Bahia. Revela coincidências entre algumas características e discrepâncias entre outras, dentre aquelas apresentadas no modelo e identificadas pelas respostas. O volume de discrepâncias é maior do que o de coincidências. Aponta, ainda, possíveis fatores responsáveis por tais discrepâncias.
Caracteriza o professor de Ciências do 1º grau em exercício no sistema educacional do Estado da Bahia, segundo as competências exigidas para o ensino dessa área no 1º grau. Delineia um modelo teórico do professor em questão com base em documentos legais - referentes à formação do professor de Ciências do 1º grau, e ao currículo do 1º grau, particularmente da área de Ciências - e em literatura selecionada sobre teoria de currículo e experiências curriculares da área de Ciências, em desenvolvimento em diferentes países. O modelo fundamenta-se no tipo ideal de Weber e se constitui num quadro conceitual para interpretação de dados obtidos através de entrevistas. Entrevista 81 professores de Ciências, graduados pela Universidade Federal da Bahia. Revela coincidências entre algumas características e discrepâncias entre outras, dentre aquelas apresentadas no modelo e identificadas pelas respostas. O volume de discrepâncias é maior do que o de coincidências. Aponta, ainda, possíveis fatores responsáveis por tais discrepâncias.
Palavras Chave
Professor de ciências; primeiro; 1º; grau; Bahia.
Professor de ciências; primeiro; 1º; grau; Bahia.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física, Geral
Física, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas