A Educação Ambiental como um processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva: Uberlândia, MG.

Título
A Educação Ambiental como um processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva: Uberlândia, MG.
Autor
Washington Luiz Assunção
Orientação
Regina Célia de Santis Feltran
Instituição
UFU
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas e Artes
Ano
1995
Cidade / UF
Uberlândia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Objetiva avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1º grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares. Em consonância com este objetivo maior, estabelece outro a respeito da intervenção pedagógica privilegiando, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utiliza uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, busca avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção voltada para os objetivos da Educação Ambiental. Como hipótese, tenta verificar a necessidade do coordenador de Educação Ambiental para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza. A pesquisa demonstra a comprovação dessa hipótese, além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; pesquisa.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas