Uso de um minicomputador como recurso de ensino em simulação de experiências.
Título
Uso de um minicomputador como recurso de ensino em simulação de experiências.
Uso de um minicomputador como recurso de ensino em simulação de experiências.
Autor
Rolando Axt
Rolando Axt
Orientação
John David Rogers
John David Rogers
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1983
1983
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Descreve um experiência sobre o emprego de um minicomputador como um novo recurso de ensino em Física. Analisa os modos de utilização de um computador no ensino de disciplinas da área científica em geral e, em particular, procura ilustrar aplicações desses modos em Física, através da descrição de experiências relevantes desenvolvidas em outros centros. Emprega o modo simulativo no estudo de uma experiência sobre o movimento de satélites artificiais, algo extremamente difícil de tornar acessível aos alunos por meios convencionais. A experiência desenvolvida foi apresentada a um grupo de alunos de Física Geral utilizando o computador HP2100 do Instituto de Física da UFRGS. Faz uma análise dos resultados em termos de eficiência e aceitação. Apresenta, também, um levantamento dos custos de um equipamento apropriado para ensino, bem como uma avaliação dos custos deste material, por hora por aluno, excetuando-se os operacionais.
Descreve um experiência sobre o emprego de um minicomputador como um novo recurso de ensino em Física. Analisa os modos de utilização de um computador no ensino de disciplinas da área científica em geral e, em particular, procura ilustrar aplicações desses modos em Física, através da descrição de experiências relevantes desenvolvidas em outros centros. Emprega o modo simulativo no estudo de uma experiência sobre o movimento de satélites artificiais, algo extremamente difícil de tornar acessível aos alunos por meios convencionais. A experiência desenvolvida foi apresentada a um grupo de alunos de Física Geral utilizando o computador HP2100 do Instituto de Física da UFRGS. Faz uma análise dos resultados em termos de eficiência e aceitação. Apresenta, também, um levantamento dos custos de um equipamento apropriado para ensino, bem como uma avaliação dos custos deste material, por hora por aluno, excetuando-se os operacionais.
Palavras Chave
minicomputador; experiências; Ensino de Física.
minicomputador; experiências; Ensino de Física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores, Conteúdo-Método
Formação de Professores, Conteúdo-Método