Programa de Saúde para a escola - uma questão de cidadania.
Título
Programa de Saúde para a escola - uma questão de cidadania.
Programa de Saúde para a escola - uma questão de cidadania.
Autor
Heliana da Silva Palocci
Heliana da Silva Palocci
Orientação
Mansur Lufti
Mansur Lufti
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1993
1993
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Oferece subsídios para elaboração de um Programa de Saúde para escola que possa contribuir para a construção da cidadania. Considerando um programa para escola que pretenda ser interdisciplinar, trabalha com a noção de saúde tomada como conceito ampliado que recobre o conjunto das condições de vida: alimentação, habitação, educação, trabalho e condições de trabalho, lazer, saneamento básico, direito à liberdade e à vida. Resgata a história do povo da cidade de Ribeirão Preto ao longo deste século, colocando o debate das conquistas científicas, das decisões políticas e suas conseqüências coletivas. Traça um perfil da cidade no início do século XX e neste final de século, investigando os órgãos de saúde do município no que se refere aos levantamentos que pudessem contribuir para elaboração de um Programa de Saúde para escola. Pesquisa as escolas por meio de visitas, entrevistas com seis diretores, vinte professores e 580 alunos, analisando os planejamentos, os livros didáticos e a Proposta Curricular para o ensino de Ciências e Programa de Saúde do Estado de São Paulo, tentando descobrir o que o professor leva para a sala de aula, descobrir as noções de saúde que estão presentes na escola. Serve-se do reaparecimento das epidemias de dengue e cólera para trabalhar com as noções de saúde na escola e na cidade. Discute, por fim, as possibilidades de um Programa de Saúde que considere o aluno um cidadão e a saúde uma questão de cidadania.
Oferece subsídios para elaboração de um Programa de Saúde para escola que possa contribuir para a construção da cidadania. Considerando um programa para escola que pretenda ser interdisciplinar, trabalha com a noção de saúde tomada como conceito ampliado que recobre o conjunto das condições de vida: alimentação, habitação, educação, trabalho e condições de trabalho, lazer, saneamento básico, direito à liberdade e à vida. Resgata a história do povo da cidade de Ribeirão Preto ao longo deste século, colocando o debate das conquistas científicas, das decisões políticas e suas conseqüências coletivas. Traça um perfil da cidade no início do século XX e neste final de século, investigando os órgãos de saúde do município no que se refere aos levantamentos que pudessem contribuir para elaboração de um Programa de Saúde para escola. Pesquisa as escolas por meio de visitas, entrevistas com seis diretores, vinte professores e 580 alunos, analisando os planejamentos, os livros didáticos e a Proposta Curricular para o ensino de Ciências e Programa de Saúde do Estado de São Paulo, tentando descobrir o que o professor leva para a sala de aula, descobrir as noções de saúde que estão presentes na escola. Serve-se do reaparecimento das epidemias de dengue e cólera para trabalhar com as noções de saúde na escola e na cidade. Discute, por fim, as possibilidades de um Programa de Saúde que considere o aluno um cidadão e a saúde uma questão de cidadania.
Palavras Chave
programa de saúde; cidadania.
programa de saúde; cidadania.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas