Relação entre variações sócio-econômicas do aluno e seu rendimento em Ciências e em leitura em Buenos Aires.
Título
Relação entre variações sócio-econômicas do aluno e seu rendimento em Ciências e em leitura em Buenos Aires.
Relação entre variações sócio-econômicas do aluno e seu rendimento em Ciências e em leitura em Buenos Aires.
Autor
Pablo Thomas Pascual Bereau
Pablo Thomas Pascual Bereau
Orientação
Jacques Rocha Velloso
Jacques Rocha Velloso
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1978
1978
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa a relação entre o status sócio-econômico do aluno e seu rendimento em Ciências e em Leitura, com alunos do quarto e sexto ano do 1º grau de escolas públicas e privadas da Capital Federal e Distritos da Grande Buenos Aires. O rendimento dos alunos foi medido com provas de avaliação com tal finalidade. Para determinar o grau de associação toma como variáveis independentes: a ocupação do pai, educação do pai, educação da mãe, número de irmãos, condições de conforto e, como variável dependente, o rendimento em Leitura. Conclui que, das variáveis sócio-econômicas utilizadas no trabalho, a variável ocupação do pai foi a única que manteve uma correlação mais alta com a variável aproveitamento em Ciências. A educação do pai e a educação da mãe, que se acham mais correlacionadas com o aproveitamento em Leitura que com o aproveitamento em Ciências, são as variáveis que estão mais relacionadas com a educação informal que a criança recebe em sua casa, através do ambiente em que vive. A variável educação da mãe mantém uma associação mais alta com o aproveitamento em Leitura no caso do sexto ano, que no caso do quarto ano. Os valores absolutos das correlações entre aproveitamento em Ciências e a educação do pai e da mãe se reduzem a níveis relativamente baixos, quando se mantêm constantes as variáveis ocupação do pai ou condições de conforto.
Analisa a relação entre o status sócio-econômico do aluno e seu rendimento em Ciências e em Leitura, com alunos do quarto e sexto ano do 1º grau de escolas públicas e privadas da Capital Federal e Distritos da Grande Buenos Aires. O rendimento dos alunos foi medido com provas de avaliação com tal finalidade. Para determinar o grau de associação toma como variáveis independentes: a ocupação do pai, educação do pai, educação da mãe, número de irmãos, condições de conforto e, como variável dependente, o rendimento em Leitura. Conclui que, das variáveis sócio-econômicas utilizadas no trabalho, a variável ocupação do pai foi a única que manteve uma correlação mais alta com a variável aproveitamento em Ciências. A educação do pai e a educação da mãe, que se acham mais correlacionadas com o aproveitamento em Leitura que com o aproveitamento em Ciências, são as variáveis que estão mais relacionadas com a educação informal que a criança recebe em sua casa, através do ambiente em que vive. A variável educação da mãe mantém uma associação mais alta com o aproveitamento em Leitura no caso do sexto ano, que no caso do quarto ano. Os valores absolutos das correlações entre aproveitamento em Ciências e a educação do pai e da mãe se reduzem a níveis relativamente baixos, quando se mantêm constantes as variáveis ocupação do pai ou condições de conforto.
Palavras Chave
sócio-economico; alunos; ensino de ciências; Buenos Aires
sócio-economico; alunos; ensino de ciências; Buenos Aires
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno