O ensino de Ciências Naturais e Matemática no 1o e 2o graus nas escolas públicas de Santa Catarina: uma abordagem sociológica.
Título
O ensino de Ciências Naturais e Matemática no 1o e 2o graus nas escolas públicas de Santa Catarina: uma abordagem sociológica.
O ensino de Ciências Naturais e Matemática no 1o e 2o graus nas escolas públicas de Santa Catarina: uma abordagem sociológica.
Autor
Gilson Rocha Reynaldo
Gilson Rocha Reynaldo
Orientação
André Valdir Zunino
André Valdir Zunino
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Identifica, na ação docente de onze professores de Ciências Naturais e Matemática de 1o e 2o graus, a viragem de um código de coleção para outro de integração, segundo proposições de Bernstein, sob a ótica da idéia básica relacionadora Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Desenvolve o estudo em duas etapas sucessivas. Uma primeira, de intervenção, sob forma de pesquisa participante, com professores; uma segunda etapa, caracterizada como estudo de caso, com alunos dos mesmos professores. A metodologia apresenta características fenomenológicas, ao basear-se primordialmente na interpretação dos fenômenos, na experiência do indivíduo, na construção do conhecimento por alunos e professores. Utiliza como fontes de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas semi-estruturadas e fichas, aplicados a sujeitos das instituições de ensino envolvidas na pesquisa. Os questionários utilizados foram previamente categorizados, possibilitando uma análise segura dos dados. As instituições de ensino, por suas peculiaridades e a subjetividade aflorada pela população investigada acrescida pela adição das mesmas a um sistema sócio-político extremamente diferenciado, ao mesmo tempo em que expõe as fragilidades de um sistema educacional, propicia o surgimento de novas perspectivas onde professor e aluno constituem um elo único na análise e interpretação da sociedade em que estão inseridos.
Identifica, na ação docente de onze professores de Ciências Naturais e Matemática de 1o e 2o graus, a viragem de um código de coleção para outro de integração, segundo proposições de Bernstein, sob a ótica da idéia básica relacionadora Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Desenvolve o estudo em duas etapas sucessivas. Uma primeira, de intervenção, sob forma de pesquisa participante, com professores; uma segunda etapa, caracterizada como estudo de caso, com alunos dos mesmos professores. A metodologia apresenta características fenomenológicas, ao basear-se primordialmente na interpretação dos fenômenos, na experiência do indivíduo, na construção do conhecimento por alunos e professores. Utiliza como fontes de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas semi-estruturadas e fichas, aplicados a sujeitos das instituições de ensino envolvidas na pesquisa. Os questionários utilizados foram previamente categorizados, possibilitando uma análise segura dos dados. As instituições de ensino, por suas peculiaridades e a subjetividade aflorada pela população investigada acrescida pela adição das mesmas a um sistema sócio-político extremamente diferenciado, ao mesmo tempo em que expõe as fragilidades de um sistema educacional, propicia o surgimento de novas perspectivas onde professor e aluno constituem um elo único na análise e interpretação da sociedade em que estão inseridos.
Palavras Chave
pesquisa ação ciência; tecnologia e sociedade metodológica.
pesquisa ação ciência; tecnologia e sociedade metodológica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores