O desenvolvimento do conceito de gene e sua apropriação nos livros didáticos de Biologia.

Título
O desenvolvimento do conceito de gene e sua apropriação nos livros didáticos de Biologia.
Autor
Tânia Reznik
Orientação
Clarice Nunes e Radovan Borojevic
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1995
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Reflete sobre a relação entre o conhecimento científico elaborado, seu processo de produção e a veiculação/apropriação deste conhecimento no âmbito escolar. Recupera a história do desenvolvimento do conceito de gene na instância de sua produção, isto é, na academia, e a confronta com a veiculação/apropriação deste conceito por intermédio de livros didáticos do ensino secundário (séries relativas ao 2o grau), desde a década de 30 até os nossos dias. O interesse foi checar: a) a relação entre produção do saber e socialização escolar do mesmo; b) o grau de autonomia e/ou inércia da instância escolar frente ao conhecimento que apropria e faz circular; c) a forma como um dado conceito - o conceito de gene - é apresentado num importante instrumento utilizado na escola que é o livro didático.
Palavras Chave
Ensino de biologia; história das disciplinas escolares; história.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, História do Ensino de Ciências, História da Ciência