Um estudo sobre a relação entre a aprendizagem de um conteúdo de Física e desenvolvimento.
Título
Um estudo sobre a relação entre a aprendizagem de um conteúdo de Física e desenvolvimento.
Um estudo sobre a relação entre a aprendizagem de um conteúdo de Física e desenvolvimento.
Autor
Verenice dos Santos Leite Ribeiro
Verenice dos Santos Leite Ribeiro
Orientação
Fermino Fernandes Sisto
Fermino Fernandes Sisto
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1981
1981
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Verifica em que medida o nível de desenvolvimento mental dos alunos foi responsável pela aprendizagem de alguns conceitos de Física, contidos em um kit educacional, envolvendo oitenta e dois alunos das 5as e 6as séries do 1o grau, do Colégio Augusto Laranja, São Paulo-SP. Determina o nível de desenvolvimento mental dos alunos em função dos resultados obtidos na aplicação de duas provas piagetianas: a prova do pêndulo e a prova da balança. Frente aos dados obtidos, classifica os alunos em dois grupos: 1) os que apresentam indícios da estrutura do pensamento operatório formal em pelo menos uma das provas; 2) aqueles que não apresentam esses indícios em nenhuma das duas provas. Afere a aprendizagem através de um pré e de um pós-teste, obtendo os seguintes resultados principais: a) os dois grupos de alunos apresentam um mesmo nível de conhecimento com relação ao conteúdo que é desenvolvido; b) houve diferença significativa em aprendizagem escolar, a favor do grupo de alunos que apresentou indícios da estrutura do pensamento operatório formal; c) observa, nos dois grupos de alunos, uma tendência geral em acertar um maior número de questões, cujo conteúdo está explícito no texto, do que em acertar questões que envolvem relações a partir desse mesmo conteúdo. Conclui ainda que, embora tenha ficado evidenciada a implicação entre desempenho escolar e nível de desenvolvimento mental dos alunos, a ausência ou presença de indícios da estrutura do pensamento operatório formal, de acordo com o procedimento utilizado na pesquisa, não explica toda a amplitude dos resultados, sugerindo que outras variações também exercem influência significativa no processo ensino-aprendizagem.
Verifica em que medida o nível de desenvolvimento mental dos alunos foi responsável pela aprendizagem de alguns conceitos de Física, contidos em um kit educacional, envolvendo oitenta e dois alunos das 5as e 6as séries do 1o grau, do Colégio Augusto Laranja, São Paulo-SP. Determina o nível de desenvolvimento mental dos alunos em função dos resultados obtidos na aplicação de duas provas piagetianas: a prova do pêndulo e a prova da balança. Frente aos dados obtidos, classifica os alunos em dois grupos: 1) os que apresentam indícios da estrutura do pensamento operatório formal em pelo menos uma das provas; 2) aqueles que não apresentam esses indícios em nenhuma das duas provas. Afere a aprendizagem através de um pré e de um pós-teste, obtendo os seguintes resultados principais: a) os dois grupos de alunos apresentam um mesmo nível de conhecimento com relação ao conteúdo que é desenvolvido; b) houve diferença significativa em aprendizagem escolar, a favor do grupo de alunos que apresentou indícios da estrutura do pensamento operatório formal; c) observa, nos dois grupos de alunos, uma tendência geral em acertar um maior número de questões, cujo conteúdo está explícito no texto, do que em acertar questões que envolvem relações a partir desse mesmo conteúdo. Conclui ainda que, embora tenha ficado evidenciada a implicação entre desempenho escolar e nível de desenvolvimento mental dos alunos, a ausência ou presença de indícios da estrutura do pensamento operatório formal, de acordo com o procedimento utilizado na pesquisa, não explica toda a amplitude dos resultados, sugerindo que outras variações também exercem influência significativa no processo ensino-aprendizagem.
Palavras Chave
Formacao academica; Ensino de Ciencias
Formacao academica; Ensino de Ciencias
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Aluno