Conhecimento, tensões e transições.
Título
Conhecimento, tensões e transições.
Conhecimento, tensões e transições.
Autor
Demétrio Delizoicov Neto
Demétrio Delizoicov Neto
Orientação
Luís Carlos de Menezes
Luís Carlos de Menezes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa as rupturas entre os conhecimentos vulgar (ou do senso comum) e o científico, propondo um modelo didático-pedagógico para o ensino-aprendizagem das Ciências Naturais no 1o e 2o graus. Com base em dados historiográficos e epistemológicos, examina as rupturas na produção do conhecimento científico. Essas rupturas direcionam a investigação das que devem ocorrer entre o conhecimento prevalecente do aluno e o da Ciência veiculado pelos conteúdos programáticos escolares. O modelo didático-pedagógico proposto, que considera as rupturas para que haja apropriação de conhecimentos científicos pelo educando, é fundamentado por parâmetros epistemológicos, pelo prisma pedagógico de educadores progressistas e por práticas educacionais efetivadas em projetos de ensino de Ciências Naturais.
Analisa as rupturas entre os conhecimentos vulgar (ou do senso comum) e o científico, propondo um modelo didático-pedagógico para o ensino-aprendizagem das Ciências Naturais no 1o e 2o graus. Com base em dados historiográficos e epistemológicos, examina as rupturas na produção do conhecimento científico. Essas rupturas direcionam a investigação das que devem ocorrer entre o conhecimento prevalecente do aluno e o da Ciência veiculado pelos conteúdos programáticos escolares. O modelo didático-pedagógico proposto, que considera as rupturas para que haja apropriação de conhecimentos científicos pelo educando, é fundamentado por parâmetros epistemológicos, pelo prisma pedagógico de educadores progressistas e por práticas educacionais efetivadas em projetos de ensino de Ciências Naturais.
Palavras Chave
rupturas; modelo didático-pedagogico; conhecimento.
rupturas; modelo didático-pedagogico; conhecimento.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Geral
Física, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas