Avaliação de um programa com conteúdos curriculares integrados de Ciências e Matemática.

Título
Avaliação de um programa com conteúdos curriculares integrados de Ciências e Matemática.
Autor
Regina Helena Zerbini Denigres
Orientação
Maria Amélia Azevedo Goldberg
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1976
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Objetiva apresentar uma definição de integração de conteúdos curriculares a fim de tornar claros os aspectos principais envolvidos no processo, possibilitando sua abordagem objetiva. Também, elaborar, cientificamente, um programa particular com conteúdos curriculares integrados em Ciências e Matemática, para uma amostra de alunos da 8ª série do 1º grau em uma escola da rede oficial do Estado de São Paulo. Apresenta e discute os fundamentos teóricos da problemática de integração de conteúdos curriculares. Usando a técnica da "análise de faceta", considera uma definição de integração de conteúdos curriculares de Ciências e Matemática formulada em termos de uma "sentença mapeada". Compara os efeitos de dois programas curriculares para a 8ª série do 1º grau: um com conteúdos curriculares integrados de Ciências e Matemática, outro com os mesmos conteúdos apresentados, porém, de forma não integrada. Seleciona dois conteúdos curriculares para a aplicação da pesquisa: Movimento Uniforme e Função Linear. Os objetivos dos dois programas curriculares foram classificados, de acordo com a terminologia de Bloom, em categorias de compreensão, aplicação e uso de procedimentos e processos. Conclui que: a) os alunos dos dois grupos (integrado e não-integrado) não diferiram significativamente quanto ao rendimento; b) não houve diferenças significativas entre os dois grupos quanto às três categorias de comportamentos cognitivos; c) parece ter havido um efeito diferencial do programa integrado, no sentido de aumentar a rapidez dos alunos para enfrentar tarefas de natureza cognitiva em termos das três categorias mencionadas.
Palavras Chave
integração; conteúdo; Ciências; Matemática

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método