Tecnologia da Educação e a aprendizagem de Física.
Título
Tecnologia da Educação e a aprendizagem de Física.
Tecnologia da Educação e a aprendizagem de Física.
Autor
Cláudio Zaki Dib
Cláudio Zaki Dib
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburger Hamburguer
Ernst Wolfgang Hamburger Hamburguer
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1972
1972
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Apresenta o desenvolvimento de um sistema de aprendizagem de Física, com a aplicação sistemática de tecnologia da educação. Discute fundamentos de psicologia, de análise de sistemas e de teoria da comunicação, 0relevantes à aprendizagem. A partir de elementos derivados da teoria comportamentalista, do modelo de comunicação de Shannon e do modelo de sistemas de Glasser, elabora princípios da tecnologia da educação e faz sua aplicação à aprendizagem de Física. Propõe modelos para o desenvolvimento e utilização de um sistema de aprendizagem sob o ponto de vista tecnológico. Faz breve análise de taxonomias de objetivos, apontando-se alguns problemas relativos ao seu emprego na tecnologia da educação. A taxonomia de Bloom, Krathwohl e colaboradores é, a título de exemplificação, aplicada à Física. Mostra que, apesar de não existir óbice à aplicação de tecnologia da educação à aprendizagem de encadeamentos em Física - particularmente quanto à técnica de "encadeamento para trás", é insustentável, sob o ponto de vista de uma "filosofia" de ensino, a sua aplicação na área científica. Faz considerações sobre como contornar essas dificuldades, assim como o emprego de análise comportamental de encadeamentos no desenvolvimento de sistemas de aprendizagem em Física. Formula uma conceituação mais ampla de "Sistemas de Multimeios", a partir de uma abordagem tecnológica. Desenvolve um sistema de aprendizagem em Física, segundo os princípios da tecnologia da educação, relativo ao tema "Forças Fictícias em Sistemas de Referência Não-Inerciais". Emprega a técnica de instrução programada, sendo que a utilização do sistema requer a realização de experiências individuais pelo estudante e o uso de filmes cinematográficos repetidos.
Apresenta o desenvolvimento de um sistema de aprendizagem de Física, com a aplicação sistemática de tecnologia da educação. Discute fundamentos de psicologia, de análise de sistemas e de teoria da comunicação, 0relevantes à aprendizagem. A partir de elementos derivados da teoria comportamentalista, do modelo de comunicação de Shannon e do modelo de sistemas de Glasser, elabora princípios da tecnologia da educação e faz sua aplicação à aprendizagem de Física. Propõe modelos para o desenvolvimento e utilização de um sistema de aprendizagem sob o ponto de vista tecnológico. Faz breve análise de taxonomias de objetivos, apontando-se alguns problemas relativos ao seu emprego na tecnologia da educação. A taxonomia de Bloom, Krathwohl e colaboradores é, a título de exemplificação, aplicada à Física. Mostra que, apesar de não existir óbice à aplicação de tecnologia da educação à aprendizagem de encadeamentos em Física - particularmente quanto à técnica de "encadeamento para trás", é insustentável, sob o ponto de vista de uma "filosofia" de ensino, a sua aplicação na área científica. Faz considerações sobre como contornar essas dificuldades, assim como o emprego de análise comportamental de encadeamentos no desenvolvimento de sistemas de aprendizagem em Física. Formula uma conceituação mais ampla de "Sistemas de Multimeios", a partir de uma abordagem tecnológica. Desenvolve um sistema de aprendizagem em Física, segundo os princípios da tecnologia da educação, relativo ao tema "Forças Fictícias em Sistemas de Referência Não-Inerciais". Emprega a técnica de instrução programada, sendo que a utilização do sistema requer a realização de experiências individuais pelo estudante e o uso de filmes cinematográficos repetidos.
Palavras Chave
Tecnologia; Física; tecnologia da educação.
Tecnologia; Física; tecnologia da educação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas