O cientista na visão de crianças de 1a a 4a séries do primeiro grau.
Título
O cientista na visão de crianças de 1a a 4a séries do primeiro grau.
O cientista na visão de crianças de 1a a 4a séries do primeiro grau.
Autor
Glória Bergier Dietrichkeit
Glória Bergier Dietrichkeit
Orientação
Myriam Krasilchik
Myriam Krasilchik
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1988
1988
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Investiga as concepções de ciência e de cientista na visão de estudantes de 1a a 4a série do 1o grau. Os sujeitos pertencem à classe média e à zona urbana da cidade de São Paulo-SP. Conclui que as crianças, na sua maioria, vêem a ciência como fruto do trabalho humano, porém, do trabalho humano individual. Parecem ver o cientista como uma pessoa que possui qualidades que não são facultadas a todos os seres humanos. Nas 4as séries, entretanto, algumas crianças conseguem destacar o papel da “curiosidade” científica, da indagação e busca de respostas, tentam enxergar os aspectos positivos e negativos das pesquisas e descobertas científicas. Nas 3as e 4as séries da escola pública, os alunos vêem o cientistas como um pesquisador de doenças, elaborando um trabalho para uso coletivo. Ressalta que os professores, muitas vezes, sequer têm consciência sobre as imagens da ciência e do cientista, tais como são apresentadas pela mídia, livros didáticos e pelas próprias crianças. Ao final, comenta sobre as Propostas Curriculares para o ensino de Ciências e Saúde da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Investiga as concepções de ciência e de cientista na visão de estudantes de 1a a 4a série do 1o grau. Os sujeitos pertencem à classe média e à zona urbana da cidade de São Paulo-SP. Conclui que as crianças, na sua maioria, vêem a ciência como fruto do trabalho humano, porém, do trabalho humano individual. Parecem ver o cientista como uma pessoa que possui qualidades que não são facultadas a todos os seres humanos. Nas 4as séries, entretanto, algumas crianças conseguem destacar o papel da “curiosidade” científica, da indagação e busca de respostas, tentam enxergar os aspectos positivos e negativos das pesquisas e descobertas científicas. Nas 3as e 4as séries da escola pública, os alunos vêem o cientistas como um pesquisador de doenças, elaborando um trabalho para uso coletivo. Ressalta que os professores, muitas vezes, sequer têm consciência sobre as imagens da ciência e do cientista, tais como são apresentadas pela mídia, livros didáticos e pelas próprias crianças. Ao final, comenta sobre as Propostas Curriculares para o ensino de Ciências e Saúde da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Palavras Chave
concepção; saber; praticas pedagógicas.
concepção; saber; praticas pedagógicas.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno