Ciência, Educação e Sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC)
Título
Ciência, Educação e Sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC)
Ciência, Educação e Sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC)
Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde
Autor
Antonio Carlos Souza de Abrantes
Antonio Carlos Souza de Abrantes
Orientação
Nara Margareth Silva Azevedo
Nara Margareth Silva Azevedo
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Casa de Oswaldo Cruz
Casa de Oswaldo Cruz
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O IBECC como Comissão Nacional da UNESCO no Brasil foi criado logo após o fim da Segunda Guerra com o objetivo de atuar em projetos de educação, ciência e cultura. A iniciativa surge de um contexto internacional que destacava cada vez mais o papel da ciência no desenvolvimento das nações e que irá encontrar em São Paulo, quando da criação da Comissão Paulista do IBECC, um debate presente em torno do papel da ciência como instrumento de desenvolvimento nacional. Este debate remete a uma discussão que se inicia já nos anos 1920 em torno da reforma educacional necessária para um país que se industrializa. Será esta coalizão de cientistas e educadores, aliada a um projeto internacional que irá permitir o surgimento de uma iniciativa inovadora na divulgação e no ensino de ciências, seja através de feiras de ciência, concursos e produção de material didático e kits de experimentação. Esta experiência irá nos anos 1970 convergir para uma proposta industrial integrando num mesmo projeto, educação, pesquisa e atividade industrial, o que mostra que os caminhos percorridos pela ciência tendo em vista sua institucionalização são fortemente marcados pelos contextos locais.
O IBECC como Comissão Nacional da UNESCO no Brasil foi criado logo após o fim da Segunda Guerra com o objetivo de atuar em projetos de educação, ciência e cultura. A iniciativa surge de um contexto internacional que destacava cada vez mais o papel da ciência no desenvolvimento das nações e que irá encontrar em São Paulo, quando da criação da Comissão Paulista do IBECC, um debate presente em torno do papel da ciência como instrumento de desenvolvimento nacional. Este debate remete a uma discussão que se inicia já nos anos 1920 em torno da reforma educacional necessária para um país que se industrializa. Será esta coalizão de cientistas e educadores, aliada a um projeto internacional que irá permitir o surgimento de uma iniciativa inovadora na divulgação e no ensino de ciências, seja através de feiras de ciência, concursos e produção de material didático e kits de experimentação. Esta experiência irá nos anos 1970 convergir para uma proposta industrial integrando num mesmo projeto, educação, pesquisa e atividade industrial, o que mostra que os caminhos percorridos pela ciência tendo em vista sua institucionalização são fortemente marcados pelos contextos locais.
Palavras Chave
Ciência; Educação; História; Brasil.
Ciência; Educação; História; Brasil.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
História do Ensino de Ciências
História do Ensino de Ciências