Relações entre Ontogenia e Filogenia: da Biologia à Didática
Título
Relações entre Ontogenia e Filogenia: da Biologia à Didática
Relações entre Ontogenia e Filogenia: da Biologia à Didática
Autor
Cristina Pontes Bonfiglioli
Cristina Pontes Bonfiglioli
Orientação
Nilson José Machado
Nilson José Machado
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nossa proposta foi entender o porquê do emprego e das citações da Lei Biogenética tanto no livro didático, como nas diversas teorias pedagógicas e pesquisas que surgiram nas décadas de 20 e 30, em países como a França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, e que conseqüentemente influenciaram, e ainda influenciam, o pensamento de pesquisadores brasileiros, especialmente na área de ensino e aprendizagem de ciências e matemática. Neste processo, descobrimos a importância de se buscar entender as relações da Lei Biogenética com o desenvolvimento de crenças ou suposições que sustentam tais teorias, pois analogias baseadas na máxima haeckeliana são várias. Pretendíamos, então, primeiramente, analisar a presença da Lei Biogenética no livro didático e entender de que maneira a difusão para outras áreas do conhecimento se deu, localizando a Lei Biogenética na história e situando sua influência em cada teoria de acordo com os parâmetros filosóficos característicos de cada cientista ou pesquisador. Realizamos, assim, uma abordagem histórica e epistemológica, propriamente dita, procurando compreender a origem de uma analogia, que atingiu seu ponto máximo de representação na forma de uma lei biológica e a presença dessa lei no ensino de Biologia, marcadamente o de segundo grau. Finalmente, procuramos levantar as principais questões relacionadas ao uso de analogias e, em especial, ao da analogia em questão, deixando em aberto várias possibilidades de desenvolvimento do projeto iniciado por este trabalho.
Nossa proposta foi entender o porquê do emprego e das citações da Lei Biogenética tanto no livro didático, como nas diversas teorias pedagógicas e pesquisas que surgiram nas décadas de 20 e 30, em países como a França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, e que conseqüentemente influenciaram, e ainda influenciam, o pensamento de pesquisadores brasileiros, especialmente na área de ensino e aprendizagem de ciências e matemática. Neste processo, descobrimos a importância de se buscar entender as relações da Lei Biogenética com o desenvolvimento de crenças ou suposições que sustentam tais teorias, pois analogias baseadas na máxima haeckeliana são várias. Pretendíamos, então, primeiramente, analisar a presença da Lei Biogenética no livro didático e entender de que maneira a difusão para outras áreas do conhecimento se deu, localizando a Lei Biogenética na história e situando sua influência em cada teoria de acordo com os parâmetros filosóficos característicos de cada cientista ou pesquisador. Realizamos, assim, uma abordagem histórica e epistemológica, propriamente dita, procurando compreender a origem de uma analogia, que atingiu seu ponto máximo de representação na forma de uma lei biológica e a presença dessa lei no ensino de Biologia, marcadamente o de segundo grau. Finalmente, procuramos levantar as principais questões relacionadas ao uso de analogias e, em especial, ao da analogia em questão, deixando em aberto várias possibilidades de desenvolvimento do projeto iniciado por este trabalho.
Palavras Chave
Livros Didáticos, História da Ciência, Biogenética, Evolução, Embriologia.
Livros Didáticos, História da Ciência, Biogenética, Evolução, Embriologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
História da Ciência
História da Ciência