Uma abordagem histórica para o ensino do princípio da inércia.

Título
Uma abordagem histórica para o ensino do princípio da inércia.
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Autor
José de Arimater de Souza
Orientação
André Ferrer Pinto Martins
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Inserido no campo da Didática das Ciências, este trabalho propõe uma abordagem para a introdução da História da Ciência no ensino científico, em nível médio. Foi elaborada e aplicada uma seqüência de atividades contemplando a história do Princípio da Inércia. Procurou-se, com tal abordagem, dar mais significado ao ensino científico e, ao mesmo tempo, abrir novas vias para uma melhor compreensão dos processos de construção do conhecimento científico. A preparação das atividades envolveu um estudo do desenvolvimento histórico do conceito de movimento, desde a física aristotélica, passando pela física do movimento medieval, por Galileu, Gassendi, Descartes, até alcançar a primeira lei de Newton. A estratégia de ensino foi aplicada a três turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Natal (RN). A análise dos resultados indicou a dificuldade de superação de concepções alternativas acerca de movimento pelos estudantes. Apesar disso, avaliamos que a aplicação dessa estratégia de ensino tanto representou ganhos para aprendizagem dos estudantes, como contribuiu para o redimensionamento da prática pedagógica do professor-pesquisador.
Palavras Chave
Princípio da Inércia, História da Ciência, Ensino da Ciência.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método