Uma abordagem histórica para o ensino do princípio da inércia.
Título
Uma abordagem histórica para o ensino do princípio da inércia.
Uma abordagem histórica para o ensino do princípio da inércia.
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Autor
José de Arimater de Souza
José de Arimater de Souza
Orientação
André Ferrer Pinto Martins
André Ferrer Pinto Martins
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Inserido no campo da Didática das Ciências, este trabalho propõe uma abordagem para a introdução da História da Ciência no ensino científico, em nível médio. Foi elaborada e aplicada uma seqüência de atividades contemplando a história do Princípio da Inércia. Procurou-se, com tal abordagem, dar mais significado ao ensino científico e, ao mesmo tempo, abrir novas vias para uma melhor compreensão dos processos de construção do conhecimento científico. A preparação das atividades envolveu um estudo do desenvolvimento histórico do conceito de movimento, desde a física aristotélica, passando pela física do movimento medieval, por Galileu, Gassendi, Descartes, até alcançar a primeira lei de Newton. A estratégia de ensino foi aplicada a três turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Natal (RN). A análise dos resultados indicou a dificuldade de superação de concepções alternativas acerca de movimento pelos estudantes. Apesar disso, avaliamos que a aplicação dessa estratégia de ensino tanto representou ganhos para aprendizagem dos estudantes, como contribuiu para o redimensionamento da prática pedagógica do professor-pesquisador.
Inserido no campo da Didática das Ciências, este trabalho propõe uma abordagem para a introdução da História da Ciência no ensino científico, em nível médio. Foi elaborada e aplicada uma seqüência de atividades contemplando a história do Princípio da Inércia. Procurou-se, com tal abordagem, dar mais significado ao ensino científico e, ao mesmo tempo, abrir novas vias para uma melhor compreensão dos processos de construção do conhecimento científico. A preparação das atividades envolveu um estudo do desenvolvimento histórico do conceito de movimento, desde a física aristotélica, passando pela física do movimento medieval, por Galileu, Gassendi, Descartes, até alcançar a primeira lei de Newton. A estratégia de ensino foi aplicada a três turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Natal (RN). A análise dos resultados indicou a dificuldade de superação de concepções alternativas acerca de movimento pelos estudantes. Apesar disso, avaliamos que a aplicação dessa estratégia de ensino tanto representou ganhos para aprendizagem dos estudantes, como contribuiu para o redimensionamento da prática pedagógica do professor-pesquisador.
Palavras Chave
Princípio da Inércia, História da Ciência, Ensino da Ciência.
Princípio da Inércia, História da Ciência, Ensino da Ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método