Começando a pensar com ciência: a educação pré-escolar em ciências em interações discursivas.
Título
Começando a pensar com ciência: a educação pré-escolar em ciências em interações discursivas.
Começando a pensar com ciência: a educação pré-escolar em ciências em interações discursivas.
Autor
Maria Inês Barreto Netto
Maria Inês Barreto Netto
Orientação
Dominique Colinvaux
Dominique Colinvaux
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O processo de reformulação pedagógica de uma pré-escola, as relações entre conhecimento científico e instituição escolar e minha trajetória de professora constituem os fios primeiros que tecem este estudo exploratório e qualitativo. Num contexto de educação pré-escolar em ciências, portanto, investigo as relações possíveis entre as interações discursivas, envolvendo a professora, os alunos e o conhecimento científico, e o processo de desenvolvimento e formação que ocorre numa sala de aula de crianças de cinco-seis anos. Com tal questão a ser trabalhada, numa pré-escola da rede pública municipal de Niterói, no Estado do Rio, acompanhei o trabalho de duas professoras e seus 40 alunos, gravando-o em vídeo. As gravações abrangem dez dias de trabalho em sala de aula de cada uma das duas professoras, totalizando cerca de 10 horas e 30 minutos, em 13 fitas VHS. No cenário da pesquisa em educação em ciências entretecida com os estudos da linguagem, a filosofia da enunciação, fundamentalmente, faz destacar nos dados gravados tanto blocos enunciativos como instantâneos enunciativos que evidenciam o processo vivido, indicando o movimento educativo e pedagógico de professoras e crianças em ações coletivas. Examinando os fios condutores das interações discursivas nessas ações - as vozes que conduzem as relações dialógicas e as práticas e os procedimentos em estudos científicos na sala de aula pré-escolar - estabeleço, assim, relações dialógicas entre os discursos das professoras, das crianças e o discurso científico. Então, tecendo os fios apanhados nos ensinamentos de Bakhtin, Paulo Freire e Vygotsky, a ciência é coisa com que pensar sustentada pela praxis de professoras e crianças. Desse modo, pois, professoras, crianças e pesquisadora começamos a pensar com ciência.
O processo de reformulação pedagógica de uma pré-escola, as relações entre conhecimento científico e instituição escolar e minha trajetória de professora constituem os fios primeiros que tecem este estudo exploratório e qualitativo. Num contexto de educação pré-escolar em ciências, portanto, investigo as relações possíveis entre as interações discursivas, envolvendo a professora, os alunos e o conhecimento científico, e o processo de desenvolvimento e formação que ocorre numa sala de aula de crianças de cinco-seis anos. Com tal questão a ser trabalhada, numa pré-escola da rede pública municipal de Niterói, no Estado do Rio, acompanhei o trabalho de duas professoras e seus 40 alunos, gravando-o em vídeo. As gravações abrangem dez dias de trabalho em sala de aula de cada uma das duas professoras, totalizando cerca de 10 horas e 30 minutos, em 13 fitas VHS. No cenário da pesquisa em educação em ciências entretecida com os estudos da linguagem, a filosofia da enunciação, fundamentalmente, faz destacar nos dados gravados tanto blocos enunciativos como instantâneos enunciativos que evidenciam o processo vivido, indicando o movimento educativo e pedagógico de professoras e crianças em ações coletivas. Examinando os fios condutores das interações discursivas nessas ações - as vozes que conduzem as relações dialógicas e as práticas e os procedimentos em estudos científicos na sala de aula pré-escolar - estabeleço, assim, relações dialógicas entre os discursos das professoras, das crianças e o discurso científico. Então, tecendo os fios apanhados nos ensinamentos de Bakhtin, Paulo Freire e Vygotsky, a ciência é coisa com que pensar sustentada pela praxis de professoras e crianças. Desse modo, pois, professoras, crianças e pesquisadora começamos a pensar com ciência.
Palavras Chave
pré-escola, educação em ciências, Interações discursivas.
pré-escola, educação em ciências, Interações discursivas.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno