A construção de conhecimentos sobre ensino na formação inicial do professor de física: ... agora, nós já temos as perguntas.

Título
A construção de conhecimentos sobre ensino na formação inicial do professor de física: ... agora, nós já temos as perguntas.
Educação
Autor
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esse estudo coloca em pauta a formação de professores de Física em uma perspectiva que aponta para a formação de professores reflexivos que atuem como investigadores na elaboração dos conhecimentos essenciais a uma prática eficiente em sala de aula e que, de modo coerente com essa postura, apresentem um posicionamento construtivista sobre os processos de ensino e aprendizagem como forma de possibilitar a implementação de práticas consistentes com os resultados das investigações recentes sobre o ensino de Física. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos principais: um estudo piloto, realizado com estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química, e um estudo de caso, no qual estudamos como se configura o processo de evolução das concepções sobre ensino e aprendizagem e a prática inicial em sala de aula de um aluno da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física, desenvolvida segundo princípios construtivistas de ensino. Nos dois momentos da investigação, atuamos como professora da disciplina. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, trabalhos escritos e gravações em áudio e vídeo de atividades realizadas pelo sujeito. O eixo principal de análise dos dados foi a caracterização temporal dos elementos estudados. Para tal, definimos momentos sucessivos no conjunto de atividades realizadas. As gravações do estágio de regência e das aulas de Prática de Ensino foram analisadas através de episódios de ensino, que caracterizam um conjunto de eventos em que fica evidente a situação que queremos investigar. Os resultados obtidos revelam uma importante evolução conceitual do sujeito que apresenta, inicialmente, concepções sobre os processos de ensino e aprendizagem vinculadas a mecanismos de transmissão-recepção de conhecimentos, passando por fases intermediárias em que, ao centralizar problemas de aprendizagem relativos à Física, modifica gradualmente suas concepções e apresenta, no final do processo, concepções com características construtivistas. Em estreita conexão com sua trajetória conceitual, pudemos também identificar avanços significativos relativos à sua atuação em classe traduzidos por uma incorporação progressiva das ideias dos alunos. Com base nesses resultados, reafirmamos a necessidade de uma profunda revisão nos cursos de formação de professores de Física e ressaltamos o potencial de uma abordagem construtivista para sua formação como uma possível contribuição para as necessárias mudanças no ensino de Física em nossas escolas.
Palavras Chave
Formação Inicial; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado; Construtivismo

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores, Formação de Conceitos