A construção de conhecimentos sobre ensino na formação inicial do professor de física: ... agora, nós já temos as perguntas.
Título
A construção de conhecimentos sobre ensino na formação inicial do professor de física: ... agora, nós já temos as perguntas.
A construção de conhecimentos sobre ensino na formação inicial do professor de física: ... agora, nós já temos as perguntas.
Educação
Autor
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esse estudo coloca em pauta a formação de professores de Física em uma perspectiva que aponta para a formação de professores reflexivos que atuem como investigadores na elaboração dos conhecimentos essenciais a uma prática eficiente em sala de aula e que, de modo coerente com essa postura, apresentem um posicionamento construtivista sobre os processos de ensino e aprendizagem como forma de possibilitar a implementação de práticas consistentes com os resultados das investigações recentes sobre o ensino de Física. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos principais: um estudo piloto, realizado com estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química, e um estudo de caso, no qual estudamos como se configura o processo de evolução das concepções sobre ensino e aprendizagem e a prática inicial em sala de aula de um aluno da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física, desenvolvida segundo princípios construtivistas de ensino. Nos dois momentos da investigação, atuamos como professora da disciplina. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, trabalhos escritos e gravações em áudio e vídeo de atividades realizadas pelo sujeito. O eixo principal de análise dos dados foi a caracterização temporal dos elementos estudados. Para tal, definimos momentos sucessivos no conjunto de atividades realizadas. As gravações do estágio de regência e das aulas de Prática de Ensino foram analisadas através de episódios de ensino, que caracterizam um conjunto de eventos em que fica evidente a situação que queremos investigar. Os resultados obtidos revelam uma importante evolução conceitual do sujeito que apresenta, inicialmente, concepções sobre os processos de ensino e aprendizagem vinculadas a mecanismos de transmissão-recepção de conhecimentos, passando por fases intermediárias em que, ao centralizar problemas de aprendizagem relativos à Física, modifica gradualmente suas concepções e apresenta, no final do processo, concepções com características construtivistas. Em estreita conexão com sua trajetória conceitual, pudemos também identificar avanços significativos relativos à sua atuação em classe traduzidos por uma incorporação progressiva das ideias dos alunos. Com base nesses resultados, reafirmamos a necessidade de uma profunda revisão nos cursos de formação de professores de Física e ressaltamos o potencial de uma abordagem construtivista para sua formação como uma possível contribuição para as necessárias mudanças no ensino de Física em nossas escolas.
Esse estudo coloca em pauta a formação de professores de Física em uma perspectiva que aponta para a formação de professores reflexivos que atuem como investigadores na elaboração dos conhecimentos essenciais a uma prática eficiente em sala de aula e que, de modo coerente com essa postura, apresentem um posicionamento construtivista sobre os processos de ensino e aprendizagem como forma de possibilitar a implementação de práticas consistentes com os resultados das investigações recentes sobre o ensino de Física. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos principais: um estudo piloto, realizado com estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química, e um estudo de caso, no qual estudamos como se configura o processo de evolução das concepções sobre ensino e aprendizagem e a prática inicial em sala de aula de um aluno da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física, desenvolvida segundo princípios construtivistas de ensino. Nos dois momentos da investigação, atuamos como professora da disciplina. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, trabalhos escritos e gravações em áudio e vídeo de atividades realizadas pelo sujeito. O eixo principal de análise dos dados foi a caracterização temporal dos elementos estudados. Para tal, definimos momentos sucessivos no conjunto de atividades realizadas. As gravações do estágio de regência e das aulas de Prática de Ensino foram analisadas através de episódios de ensino, que caracterizam um conjunto de eventos em que fica evidente a situação que queremos investigar. Os resultados obtidos revelam uma importante evolução conceitual do sujeito que apresenta, inicialmente, concepções sobre os processos de ensino e aprendizagem vinculadas a mecanismos de transmissão-recepção de conhecimentos, passando por fases intermediárias em que, ao centralizar problemas de aprendizagem relativos à Física, modifica gradualmente suas concepções e apresenta, no final do processo, concepções com características construtivistas. Em estreita conexão com sua trajetória conceitual, pudemos também identificar avanços significativos relativos à sua atuação em classe traduzidos por uma incorporação progressiva das ideias dos alunos. Com base nesses resultados, reafirmamos a necessidade de uma profunda revisão nos cursos de formação de professores de Física e ressaltamos o potencial de uma abordagem construtivista para sua formação como uma possível contribuição para as necessárias mudanças no ensino de Física em nossas escolas.
Palavras Chave
Formação Inicial; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado; Construtivismo
Formação Inicial; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado; Construtivismo
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores, Formação de Conceitos
Formação de Professores, Formação de Conceitos