A Educação Ambiental na formação do professor para o ensino fundamental em Porto Velho/RO.
Título
A Educação Ambiental na formação do professor para o ensino fundamental em Porto Velho/RO.
A Educação Ambiental na formação do professor para o ensino fundamental em Porto Velho/RO.
Autor
José Maria Leite Botelho
José Maria Leite Botelho
Orientação
Edson Alves de Souza Filho
Edson Alves de Souza Filho
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O estudo teve por objetivo verificar o processo de implantação da Temática Educação Ambiental (TEA) na formação de professores do Curso Normal em Porto Velho/RO. O estudo foi realizado no período de agosto a dezembro de 1997 em dois Institutos de Educação na cidade de Porto Velho, envolvendo 30 professores, 28 alunos e 2 diretores dos Institutos. A análise dos dados obedeceu à técnica da triangulação, buscando a combinação dos múltiplos fatores, enfatizando-se as conclusões mais significativas. A pesquisa revelou que a TEA não foi inserida nos cursos estudados, tendo sido abordada de forma marginal, sem contextualização entre as disciplinas e com o ambiente extra-escolar. Sugere-se a inserção da Temática Educação Ambiental no Curso Normal como forma de propiciar um processo de formação de práticas educativas voltadas para a formação da consciência ambiental e para a melhoria na qualidade de vida.
O estudo teve por objetivo verificar o processo de implantação da Temática Educação Ambiental (TEA) na formação de professores do Curso Normal em Porto Velho/RO. O estudo foi realizado no período de agosto a dezembro de 1997 em dois Institutos de Educação na cidade de Porto Velho, envolvendo 30 professores, 28 alunos e 2 diretores dos Institutos. A análise dos dados obedeceu à técnica da triangulação, buscando a combinação dos múltiplos fatores, enfatizando-se as conclusões mais significativas. A pesquisa revelou que a TEA não foi inserida nos cursos estudados, tendo sido abordada de forma marginal, sem contextualização entre as disciplinas e com o ambiente extra-escolar. Sugere-se a inserção da Temática Educação Ambiental no Curso Normal como forma de propiciar um processo de formação de práticas educativas voltadas para a formação da consciência ambiental e para a melhoria na qualidade de vida.
Palavras Chave
educação ambiental, formação de professores, curso normal.
educação ambiental, formação de professores, curso normal.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas