Confrontando teoria e prática na formação de professores para o ensino de Ciências.

Título
Confrontando teoria e prática na formação de professores para o ensino de Ciências.
Autor
Ana Cléa Braga Moreira Ayres
Orientação
Hermengarda Alves Lüdke
Instituição
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1990
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Trata da formação em serviço de professores de Ciências do 2o segmento do 1o grau. Considera a relação entre a escola, a ciência e a sociedade, buscando caminhos que permitam colocar o ensino de Ciências na perspectiva de construção de uma nova ordem social, adequada aos interesses das camadas populares. Analisa o papel da Universidade na formação de professores e também a problemática específica da formação de professores de ciências de 5a a 8a séries. Entrevista pessoas comprometidas em repensar o ensino de Ciências e observa o trabalho do professor, buscando levantar pontos a serem considerados em futuras tentativas de intervenção na prática dos professores de Ciências. Conclui que o ensino de Ciências deve estar baseado nos problemas concretos em que vivem os alunos das camadas populares, com vistas ao entendimento e atuação na realidade em que vivem. Conclui ainda que os principais problemas do professor são o desestímulo e o isolamento em que se encontra na escola. Sugere que as atividades que visem uma transformação no trabalho do professor devem procurar situá-lo dentro da problemática educacional que existe hoje, mostrando-lhe a importância do seu papel na escola, incentivando uma postura de compromisso com o trabalho e criando espaços capazes de romper o isolamento que a escola lhe impõe.
Palavras Chave
Formação; Professores; Ciência.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores