A contribuição educativa dos Programas de Saúde na 5a série do 1o grau.

Título
A contribuição educativa dos Programas de Saúde na 5a série do 1o grau.
Autor
Maria Helena Salgado Bagnato
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1987
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Configura a contribuição que as atividades desenvolvidas nos Programas de Saúde traz para o cotidiano dos alunos da 5a série do 1o grau, de diferentes origens sócio-econômicas. Realiza, num primeiro momento, uma retrospectiva da Educação da Saúde enquanto área, tendo como material de consulta a análise de documentos (leis e pareceres) que tratam das proposições legais deste tema. Num segundo momento empreende uma investigação para identificar e explicitar a Educação da Saúde na sala de aula e a operacionalização de conceitos da saúde no cotidiano dos alunos. Para isso, são realizados três estudos. No Estudo 1, identifica as tendências do comportamento verbal do professor no desenvolvimento das atividades de Programas de Saúde, pela aplicação da Escala de Promoção de Sucesso de David Aspy. No Estudo 2, investiga as condições sócio-econômicas e de saúde dos alunos, através de informações por eles prestadas em questionário específico. No Estudo 3, identifica as condições de higiene física dos alunos e higiene da habitação de suas famílias, através de observação direta. Conclui que: a) o conteúdo de Programas de Saúde abordado em sala de aula sofre significativa redução, em termos do que é proposto pelo Guia Curricular; b) há o predomínio do método expositivo para transmissão de informações científicas, as quais estão mais relacionadas aos aspectos de doença que aos de saúde; c) a exposição do conteúdo é realizada somente pelo professor, que se preocupa na maior parte do tempo em alcançar os objetivos por ele determinados, desconsiderando as experiências que todo aluno apresenta sobre a questão; d) as informações que os alunos recebem configuram uma visão fragmentada da saúde deslocada do contexto mais amplo e da realidade que estes vivenciam; e) o ensino da Saúde no 1o grau parece pouco influir nos hábitos e atitudes de higiene, nutrição, esporte e lazer que as crianças apresentam; f) as influências dos familiares, da comunidade e do meio ambiente parecem afetar os hábitos e atitudes de saúde dos alunos, quer estes sejam adequados ou não, reduzindo, em grande parte, a incorporação e vivência do novo conhecimento da saúde.
Palavras Chave
Educação; enfermagem licenciatura.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas