Subsídios para o estudo do planejamento do ensino de Biologia em nível de 2o grau.
Título
Subsídios para o estudo do planejamento do ensino de Biologia em nível de 2o grau.
Subsídios para o estudo do planejamento do ensino de Biologia em nível de 2o grau.
Autor
Marisa Ramos Barbieri
Marisa Ramos Barbieri
Orientação
Dair A.F. de Camargo
Dair A.F. de Camargo
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribei
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribei
Ano
1973
1973
Cidade / UF
Ribeirão Preto-SP/SP
Ribeirão Preto-SP/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Estudo realizado com toda a população de professores de Biologia das escolas estaduais de Ribeirão Preto, onde observa que a avaliação de provas segue critérios subjetivos ou a chamada equação pessoal do professor, na qual ele considera como relevante as atitudes do aluno em aula, e na verdade deveria avaliá-lo pela capacidade de tomar decisões e, até que ponto os objetivos foram atingidos. Observa também que os professores adotam critérios diferentes de avaliação para um mesmo conteúdo, há variação de notas entre os professores para a mesma resposta, há variação de notas de um professor ao corrigir a mesma avaliação com respostas livres duas vezes, e há variação nas notas em provas com itens objetivos. Discute as conseqüências destas variações para o sistema educacional.
Estudo realizado com toda a população de professores de Biologia das escolas estaduais de Ribeirão Preto, onde observa que a avaliação de provas segue critérios subjetivos ou a chamada equação pessoal do professor, na qual ele considera como relevante as atitudes do aluno em aula, e na verdade deveria avaliá-lo pela capacidade de tomar decisões e, até que ponto os objetivos foram atingidos. Observa também que os professores adotam critérios diferentes de avaliação para um mesmo conteúdo, há variação de notas entre os professores para a mesma resposta, há variação de notas de um professor ao corrigir a mesma avaliação com respostas livres duas vezes, e há variação nas notas em provas com itens objetivos. Discute as conseqüências destas variações para o sistema educacional.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas