Mudança de referencial e os modelos espontâneos de movimento.

Título
Mudança de referencial e os modelos espontâneos de movimento.
Autor
Elisabeth Barolli
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Verifica a compatibilidade e a abrangência do Modelo Espontâneo de Movimento, proposto por Y. Hosoume em 1986. Aplica parte do mesmo instrumento de pesquisa e da mesma metodologia utilizados pela autora, a uma nova amostragem, revelando que os estudantes de níveis mais baixos de escolaridade (1o grau), ao contrário dos níveis mais elevados (2o e 3o graus), apresentam características espontâneas não previstas pelo modelo. Em face deste resultado, investiga as regularidades e os aspectos mais comuns e fundamentais que caracterizam este nível particular de instrução. A articulação destas caracterizações resulta num quadro coerente que permite compreender o significado atribuído pela grande maioria dos estudantes de 1o grau, ao movimento. Destaca que dependendo do nível de instrução (quase diretamente ligado com a idade e estruturação conceitual), modelos espontâneos diferentes são utilizados; as transições de um modelo para outro são caracterizadas por análises de movimento que enfocam aspectos de naturezas distintas.
Palavras Chave
modelo; espontâneo; movimento.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos