Newton e a metafísica: uma proposta de ensino de Física para o segundo grau a partir do resgate das origens do conceito de força à distância.
Título
Newton e a metafísica: uma proposta de ensino de Física para o segundo grau a partir do resgate das origens do conceito de força à distância.
Newton e a metafísica: uma proposta de ensino de Física para o segundo grau a partir do resgate das origens do conceito de força à distância.
Autor
Márcio Barreto
Márcio Barreto
Orientação
Laymert Garcia dos Santos
Laymert Garcia dos Santos
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Pretende resgatar aspectos que, sobretudo no século XIX, foram colocados à margem do corpo da ciência moderna. Investigando as origens do conceito de força à distância em Newton, mostra que há um vínculo considerável entre ciência e religião nas pesquisas desenvolvidas no século XVII e, em especial, na obra de Newton. Os conceitos físicos hoje abordados nas escolas de 2o grau teriam significado maior se fossem levados em conta os aspectos religiosos presentes nas investigações científicas da Renascença. A alquimia de Newton, os seus estudos bíblicos e sua religiosidade estão nas origens do conceito de força à distância que serve como metáfora para uma intenção religiosa entre professor e aluno. Esse texto propõe um resgate dessas origens e um exercício de religiosidade dentro da sala de aula.
Pretende resgatar aspectos que, sobretudo no século XIX, foram colocados à margem do corpo da ciência moderna. Investigando as origens do conceito de força à distância em Newton, mostra que há um vínculo considerável entre ciência e religião nas pesquisas desenvolvidas no século XVII e, em especial, na obra de Newton. Os conceitos físicos hoje abordados nas escolas de 2o grau teriam significado maior se fossem levados em conta os aspectos religiosos presentes nas investigações científicas da Renascença. A alquimia de Newton, os seus estudos bíblicos e sua religiosidade estão nas origens do conceito de força à distância que serve como metáfora para uma intenção religiosa entre professor e aluno. Esse texto propõe um resgate dessas origens e um exercício de religiosidade dentro da sala de aula.
Palavras Chave
Aula; gravitação; metafísica; newton.
Aula; gravitação; metafísica; newton.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
História da Ciência, Filosofia da Ciência
História da Ciência, Filosofia da Ciência