Abordagem evolutiva e não-evolutiva no ensino de Ciências (Botânica Elementar)
Título
Abordagem evolutiva e não-evolutiva no ensino de Ciências (Botânica Elementar)
Abordagem evolutiva e não-evolutiva no ensino de Ciências (Botânica Elementar)
Autor
Cadmo Souto Bastos
Cadmo Souto Bastos
Orientação
Lucia Monteiro Fernandes
Lucia Monteiro Fernandes
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1978
1978
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
No contexto do ensino elementar de Botânica, compara um curso dado a partir dos vegetais inferiores com outro que se iniciou pelos vegetais superiores, em duas turmas da 8ª série do ensino do 1o grau do Colégio Pedro II. A hipótese testada é a de que há diferença no aproveitamento de alunos submetidos a um curso de noções elementares de Botânica, ministrado com uma abordagem evolutiva; comparados com alunos submetidos ao mesmo curso, mas ensinado com abordagem não-evolutiva. Utiliza um teste para amostras não correlacionadas e compara o ganho médio dos dois grupos. Os resultados confirmam a hipótese, sendo favoráveis à turma que seguiu a abordagem evolutiva. Recomenda que sejam realizadas novas pesquisas nas quais se procure controlar os elementos motivadores, aumente-se o número de aulas dadas e se trabalhe com turmas randomicamente selecionadas
No contexto do ensino elementar de Botânica, compara um curso dado a partir dos vegetais inferiores com outro que se iniciou pelos vegetais superiores, em duas turmas da 8ª série do ensino do 1o grau do Colégio Pedro II. A hipótese testada é a de que há diferença no aproveitamento de alunos submetidos a um curso de noções elementares de Botânica, ministrado com uma abordagem evolutiva; comparados com alunos submetidos ao mesmo curso, mas ensinado com abordagem não-evolutiva. Utiliza um teste para amostras não correlacionadas e compara o ganho médio dos dois grupos. Os resultados confirmam a hipótese, sendo favoráveis à turma que seguiu a abordagem evolutiva. Recomenda que sejam realizadas novas pesquisas nas quais se procure controlar os elementos motivadores, aumente-se o número de aulas dadas e se trabalhe com turmas randomicamente selecionadas
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método