A concepção física de espaço e o ensino da Mecânica.

Título
A concepção física de espaço e o ensino da Mecânica.
Autor
Irinéa de Lourdes Batista
Orientação
Maria Regina Dubeux Kawamura
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Investiga o papel da História da Física no ensino da Mecânica e estratégias para sua utilização. Desenvolve uma análise histórica e epistemológica da evolução do conceito de espaço e de sua importância no ensino da Mecânica Clássica, tendo em vista particularmente os cursos básicos de 3o grau ou programas de formação e atualização de professores. Para tanto, discute o conceito de espaço absoluto proposto por Newton e realiza um levantamento das diversas concepções físicas de espaço ao longo da História, desde o pensamento antigo até o final do século XIX. Revela a importância desse conceito na fundação da Mecânica enquanto elemento estruturador, em contraste com o tratamento dado ao tema no ensino. Finalmente, discute o potencial da introdução dessas discussões históricas no ensino, ilustrado através da elaboração de dois textos com objetivos específicos. Pretende sobretudo mostrar a riqueza de um resgate conceitual para transformar a visão que os alunos têm da Mecânica e, conseqüentemente, da Física.
Palavras Chave
História da ciência; mecânica; espaço físico; ensino de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, História da Ciência, Filosofia da Ciência