Avaliação qualitativa em processos não-formais de ensino de Ciências: o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - SP.

Título
Avaliação qualitativa em processos não-formais de ensino de Ciências: o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - SP.
Autor
Nelson Rui Ribas Bejarano
Orientação
Carlos Alfredo Arguello
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1994
Cidade / UF
Campinas-SP/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas desenvolve, há cerca de dez anos, atividades ligadas ao ensino não-formal de Ciências, dirigidas a um público prioritariamente escolarizado. O estudo destaca as atividades de curta duração, em função de sua constância durante todos estes anos, e por envolver a maior parte dos esforços do corpo técnico e administrativo do Museu. Estas atividades envolvem tanto sessões do Planetário, quanto temas diversos relacionados ao currículo das áreas de Ciências e Matemática, ou suas subdivisões curriculares, tais como: Biologia, Física Geologia e Química. Avalia, de uma perspectiva qualitativa, as influências trocadas nesta relação Museu/ensino-formal, bem como coloca esta experiência no âmbito dos paradigmas atuais do ensino não-formal e da museologia moderna. Entrevista os professores representantes do corpo técnico-pedagógico do Museu, bem como os professores que utilizam os seus serviços, em aspectos do ensino de Ciências, além, é claro, dos reflexos por eles sentidos dessa relação. Conclui que os professores usuários, em grande parte, procuram o Museu para que sejam oferecidas atividades, adaptando-as à realidade de sua escola. Alguns professores, após o contato com o Museu, acabam por perceber a dimensão restrita do livro didático de Ciências. Uns chegam a admitir erros conceituais nas publicações. Por outro lado, outros professores se utilizam das atividades para que seja dado um contraponto real à dimensão abstrata dos livros. Salienta, por fim, que o Museu está procurando trabalhar com aspectos da Proposta Curricular de Ciências, em situações que a escola hoje é deficitária.
Palavras Chave
Avaliação Qualitativa; museus; ensino de ciências

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar