Um estudo quase-experimental sobre o ensino de Física aplicada à Biologia.

Título
Um estudo quase-experimental sobre o ensino de Física aplicada à Biologia.
Autor
Maria Emília Baltar Bernasiuk
Orientação
Maria Emília Amaral Engers
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1989
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A pesquisa realizada investigou se existe diferença quanto à atitude e aprendizagem cognitiva do aluno, em conseqüência da metodologia de ensino utilizada. Para tal, duas abordagens distintas foram dadas à organização dos conteúdos abordados na disciplina de Física Aplicada à Biologia, oferecida no Curso de Ciências Biológicas da PUC-RS. Um teste de mecânica foi aplicado a ambos os grupos procurando detectar se os alunos possuíam a concepção newtoniana a respeito de força e movimento. Paralelamente os alunos responderam a uma escala de atitude em relação à disciplina de Física. O grupo experimental seguiu o enfoque que fundamentou a metodologia de ensino proposta na teoria de Ausubel. O grupo de controle vivenciou, na maioria de suas atividades, a metodologia fundamentada na aprendizagem pela descoberta segundo Bruner. Hipóteses foram formuladas procurando investigar se existia uma diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos no que se refere a: aprendizagem vinculada à concepção sobre força e movimento, aprendizagem de conteúdos de Física aplicados à Biologia e atitude do aluno em relação à disciplina de Física. A coleta de dados foi realizada antes e após a instrução, sem que os grupos fossem constituídos aleatoriamente. Os resultados apoiaram a metodologia fundamentada no enfoque de Ausubel, embora não tenha ocorrido uma grande diferença entre as médias ajustadas dos escores obtidos tanto no teste sobre a concepção alternativa, quanto nos testes que envolveram conteúdos de Física. Comparando-se as médias ajustadas dos escores de atitudes dos dois grupos após a instrução, não se detectou diferenças estatisticamente significativas. Entretanto, ambos os grupos aumentaram seus escores de atitude do pré para o pós-teste.
Palavras Chave
aprendizagem significativa, ancoragem, conceito alternativo, estrutura cognitiva.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método