Um estudo quase-experimental sobre o ensino de Física aplicada à Biologia.
Título
Um estudo quase-experimental sobre o ensino de Física aplicada à Biologia.
Um estudo quase-experimental sobre o ensino de Física aplicada à Biologia.
Autor
Maria Emília Baltar Bernasiuk
Maria Emília Baltar Bernasiuk
Orientação
Maria Emília Amaral Engers
Maria Emília Amaral Engers
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A pesquisa realizada investigou se existe diferença quanto à atitude e aprendizagem cognitiva do aluno, em conseqüência da metodologia de ensino utilizada. Para tal, duas abordagens distintas foram dadas à organização dos conteúdos abordados na disciplina de Física Aplicada à Biologia, oferecida no Curso de Ciências Biológicas da PUC-RS. Um teste de mecânica foi aplicado a ambos os grupos procurando detectar se os alunos possuíam a concepção newtoniana a respeito de força e movimento. Paralelamente os alunos responderam a uma escala de atitude em relação à disciplina de Física. O grupo experimental seguiu o enfoque que fundamentou a metodologia de ensino proposta na teoria de Ausubel. O grupo de controle vivenciou, na maioria de suas atividades, a metodologia fundamentada na aprendizagem pela descoberta segundo Bruner. Hipóteses foram formuladas procurando investigar se existia uma diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos no que se refere a: aprendizagem vinculada à concepção sobre força e movimento, aprendizagem de conteúdos de Física aplicados à Biologia e atitude do aluno em relação à disciplina de Física. A coleta de dados foi realizada antes e após a instrução, sem que os grupos fossem constituídos aleatoriamente. Os resultados apoiaram a metodologia fundamentada no enfoque de Ausubel, embora não tenha ocorrido uma grande diferença entre as médias ajustadas dos escores obtidos tanto no teste sobre a concepção alternativa, quanto nos testes que envolveram conteúdos de Física. Comparando-se as médias ajustadas dos escores de atitudes dos dois grupos após a instrução, não se detectou diferenças estatisticamente significativas. Entretanto, ambos os grupos aumentaram seus escores de atitude do pré para o pós-teste.
A pesquisa realizada investigou se existe diferença quanto à atitude e aprendizagem cognitiva do aluno, em conseqüência da metodologia de ensino utilizada. Para tal, duas abordagens distintas foram dadas à organização dos conteúdos abordados na disciplina de Física Aplicada à Biologia, oferecida no Curso de Ciências Biológicas da PUC-RS. Um teste de mecânica foi aplicado a ambos os grupos procurando detectar se os alunos possuíam a concepção newtoniana a respeito de força e movimento. Paralelamente os alunos responderam a uma escala de atitude em relação à disciplina de Física. O grupo experimental seguiu o enfoque que fundamentou a metodologia de ensino proposta na teoria de Ausubel. O grupo de controle vivenciou, na maioria de suas atividades, a metodologia fundamentada na aprendizagem pela descoberta segundo Bruner. Hipóteses foram formuladas procurando investigar se existia uma diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos no que se refere a: aprendizagem vinculada à concepção sobre força e movimento, aprendizagem de conteúdos de Física aplicados à Biologia e atitude do aluno em relação à disciplina de Física. A coleta de dados foi realizada antes e após a instrução, sem que os grupos fossem constituídos aleatoriamente. Os resultados apoiaram a metodologia fundamentada no enfoque de Ausubel, embora não tenha ocorrido uma grande diferença entre as médias ajustadas dos escores obtidos tanto no teste sobre a concepção alternativa, quanto nos testes que envolveram conteúdos de Física. Comparando-se as médias ajustadas dos escores de atitudes dos dois grupos após a instrução, não se detectou diferenças estatisticamente significativas. Entretanto, ambos os grupos aumentaram seus escores de atitude do pré para o pós-teste.
Palavras Chave
aprendizagem significativa, ancoragem, conceito alternativo, estrutura cognitiva.
aprendizagem significativa, ancoragem, conceito alternativo, estrutura cognitiva.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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