Utilização do método científico em livros didáticos de Ciências para o 1o grau.
Título
Utilização do método científico em livros didáticos de Ciências para o 1o grau.
Utilização do método científico em livros didáticos de Ciências para o 1o grau.
Autor
Gilberto Luiz de Azevedo Borges
Gilberto Luiz de Azevedo Borges
Orientação
Newton Cesar Balzan
Newton Cesar Balzan
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1982
1982
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Investiga se os livros didáticos de Ciências para o 1º grau, considerados de acordo com os guias curriculares e vendidos no Estado de São Paulo em 1979 e 1980, estão organizados de forma a contribuir para que os alunos desenvolvam um comportamento científico, através da habilidade de utilização do método científico. Escolhe cinco coleções de livros-textos de Ciências de 1a a 4a série, e nove coleções de Ciências de 5ª a 8ª série como objeto de estudo, procurando analisá-las quanto: a) as informações fornecidas pelo autor sobre experimentação no laboratório, ciência e método científico; b) objetivos e metodologia que o autor considera adequados para o ensino de Ciências para o 1o grau; c) estrutura do livro: quantidade de sentenças, questões, atividades práticas com materiais improvisados ou não, exercícios; d) ao envolvimento do aluno nas resoluções de questões, exercícios e atividades de laboratório. Estabelece, como síntese, que os livros didáticos não contribuem efetivamente para o desenvolvimento do comportamento científico do aluno, em função de apresentarem: exercícios e questões que exigem apenas memorização do conteúdo, atividades práticas demonstrativas de conceitos previamente adquiridos, falta de adequação à idade do aluno e seu nível de escolaridade, falta de estímulo à utilização do laboratório.
Investiga se os livros didáticos de Ciências para o 1º grau, considerados de acordo com os guias curriculares e vendidos no Estado de São Paulo em 1979 e 1980, estão organizados de forma a contribuir para que os alunos desenvolvam um comportamento científico, através da habilidade de utilização do método científico. Escolhe cinco coleções de livros-textos de Ciências de 1a a 4a série, e nove coleções de Ciências de 5ª a 8ª série como objeto de estudo, procurando analisá-las quanto: a) as informações fornecidas pelo autor sobre experimentação no laboratório, ciência e método científico; b) objetivos e metodologia que o autor considera adequados para o ensino de Ciências para o 1o grau; c) estrutura do livro: quantidade de sentenças, questões, atividades práticas com materiais improvisados ou não, exercícios; d) ao envolvimento do aluno nas resoluções de questões, exercícios e atividades de laboratório. Estabelece, como síntese, que os livros didáticos não contribuem efetivamente para o desenvolvimento do comportamento científico do aluno, em função de apresentarem: exercícios e questões que exigem apenas memorização do conteúdo, atividades práticas demonstrativas de conceitos previamente adquiridos, falta de adequação à idade do aluno e seu nível de escolaridade, falta de estímulo à utilização do laboratório.
Palavras Chave
livros didáticos; 1ºgrau; método científico.
livros didáticos; 1ºgrau; método científico.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Professor
Recursos Didáticos, Características do Professor