Uma política de educação em ciência.

Título
Uma política de educação em ciência.
Autor
Fátima Teresa Braga Branquinho
Orientação
Jorge Ferreira da Silva
Instituição
FGV
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Ano
1992
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Analisa uma experiência educacional iniciada a partir de um convênio entre a UERJ e a FIOCRUZ, propiciando a formulação de uma política de educação voltada para a melhoria da formação básica em ciência. A preocupação com o tema justifica-se pelo fato de que as sociedades científicas atuais impõem uma exigência para que seus indivíduos compreendam e participem das discussões que determinam os rumos tomados por essas sociedades: saber ciência. A cibernética e as ciências de cognição, raízes da última Revolução Científica, cederam o paradigma holográfico para embasar a concepção da educação usada como fundamento para a política formulada. Descreve o Programa Vocação Científica para alunos da 1a série do Colégio de aplicação da UERJ, consistindo de projetos de iniciação científica extracurriculares, realizados na FIOCRUZ em convênio com a UERJ. Formula, finalmente, elementos norteadores para o estabelecimento futuro de uma política de melhoria da formação científica, cujo objetivo principal é tornar os jovens mais conscientes do seu tempo e capacitá-los, assim, a interferir nos rumos da sociedade.
Palavras Chave
Medicina Popular; Saber científico; Modernidade

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar, Políticas Públicas