Uma política de educação em ciência.
Título
Uma política de educação em ciência.
Uma política de educação em ciência.
Autor
Fátima Teresa Braga Branquinho
Fátima Teresa Braga Branquinho
Orientação
Jorge Ferreira da Silva
Jorge Ferreira da Silva
Instituição
FGV
FGV
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Analisa uma experiência educacional iniciada a partir de um convênio entre a UERJ e a FIOCRUZ, propiciando a formulação de uma política de educação voltada para a melhoria da formação básica em ciência. A preocupação com o tema justifica-se pelo fato de que as sociedades científicas atuais impõem uma exigência para que seus indivíduos compreendam e participem das discussões que determinam os rumos tomados por essas sociedades: saber ciência. A cibernética e as ciências de cognição, raízes da última Revolução Científica, cederam o paradigma holográfico para embasar a concepção da educação usada como fundamento para a política formulada. Descreve o Programa Vocação Científica para alunos da 1a série do Colégio de aplicação da UERJ, consistindo de projetos de iniciação científica extracurriculares, realizados na FIOCRUZ em convênio com a UERJ. Formula, finalmente, elementos norteadores para o estabelecimento futuro de uma política de melhoria da formação científica, cujo objetivo principal é tornar os jovens mais conscientes do seu tempo e capacitá-los, assim, a interferir nos rumos da sociedade.
Analisa uma experiência educacional iniciada a partir de um convênio entre a UERJ e a FIOCRUZ, propiciando a formulação de uma política de educação voltada para a melhoria da formação básica em ciência. A preocupação com o tema justifica-se pelo fato de que as sociedades científicas atuais impõem uma exigência para que seus indivíduos compreendam e participem das discussões que determinam os rumos tomados por essas sociedades: saber ciência. A cibernética e as ciências de cognição, raízes da última Revolução Científica, cederam o paradigma holográfico para embasar a concepção da educação usada como fundamento para a política formulada. Descreve o Programa Vocação Científica para alunos da 1a série do Colégio de aplicação da UERJ, consistindo de projetos de iniciação científica extracurriculares, realizados na FIOCRUZ em convênio com a UERJ. Formula, finalmente, elementos norteadores para o estabelecimento futuro de uma política de melhoria da formação científica, cujo objetivo principal é tornar os jovens mais conscientes do seu tempo e capacitá-los, assim, a interferir nos rumos da sociedade.
Palavras Chave
Medicina Popular; Saber científico; Modernidade
Medicina Popular; Saber científico; Modernidade
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar, Políticas Públicas
Organização da Inst. Não-Escolar, Políticas Públicas