A Física na formação de professores para séries iniciais: um estudo de caso.

Título
A Física na formação de professores para séries iniciais: um estudo de caso.
Ensino de Ciências
Autor
Fernanda Ostermann
Orientação
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1991
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Analisa o papel da Física na formação de professores para as séries iniciais do primeiro grau. Descreve um estudo de caso realizado durante um ano e meio (2o sem./89 e 1o sem./90) em uma escola pública de Porto Alegre. O estudo é feito junto à disciplina de Física do 2o grau da habilitação Magistério. Apresenta uma caracterização da escola-caso, mostrando seu currículo oficial, localizando a Física nesse currículo e descrevendo como se dá seu ensino. Da vivência pessoal com o ensino praticado nessa escola, aliada aos resultados de entrevistas com as professoras das séries iniciais em serviço, a autora propõe uma nova estratégia de ensino, de natureza construtivista, com ênfase na aprendizagem significativa de conceitos relevantes para o ensino de Ciências. Avalia a implementação dessa estratégia através de testes de conhecimento, escala de atitudes e entrevistas e conclui que os resultados são amplamente satisfatórios. Reelabora sua proposta para o ensino de Física no Magistério, ressaltando suas especificidades em relação ao ensino de Física no 2o grau tradicional.
Palavras Chave
Ensino de Física; Ensino de Ciência; Formação de Professores

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores