Um texto de eletromagnetismo e relatividade baseado no conhecimento estrutural.

Título
Um texto de eletromagnetismo e relatividade baseado no conhecimento estrutural.
Autor
Maria Inês Nobre Ota
Orientação
Manoel Roberto Robiota
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1985
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Apresenta um texto sobre a relação entre o Eletromagnetismo e a Teoria da Relatividade, destinado a alunos dos últimos anos de um curso de graduação em Física. Acredita que o estudo deste texto propicie uma postura crítica frente ao conteúdo, condição necessária para que ele seja efetivamente apropriado. Discute, para tanto, algumas condições que levam a um posicionamento crítico que, no caso do conhecimento da Física, é possibilitado pelo estudo das estruturas conceituais de suas teorias. Examina a estrutura conceitual da Teoria da Relatividade e argumenta que a parte referente ao Eletromagnetismo pode ser apresentada de várias formas diferentes, cada uma delas caracterizada por uma visão de mundo. O texto resulta, portanto, de uma opção consciente pela interpretação que pareceu mais abrangente e adequada aos propósitos. Nesta abordagem, enfatiza a descontinuidade conceitual entre os Eletromagnetismos Clássico e Relativístico, utilizando uma seqüência onde o formalismo da teoria é apresentado de uma forma global. Este formalismo é, em seguida, projetado na realidade, de modo a tornar concretos os significados de vários conceitos do Eletromagnetismo Relativístico.
Palavras Chave
Eletromagnetismo; Teoria da Relatividade; ensino de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos