Um perfil dos candidatos ao vestibular da FUVEST.
Título
Um perfil dos candidatos ao vestibular da FUVEST.
Um perfil dos candidatos ao vestibular da FUVEST.
Educação
Autor
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Orientação
Maria da Penha Villalobos
Maria da Penha Villalobos
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1983
1983
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa as resoluções da prova de Física de cerca de 2500 candidatos, escolhidos aleatoriamente entre cerca de 25000 que, após uma seleção prévia, passaram para a 2ª fase. Caracteriza níveis de raciocínio, graças à construção de um instrumento adequado ao material escrito numa linguagem específica, característica da Física, utilizando, como referência, o modelo piagetiano de desenvolvimento de estruturas mentais. Os resultados levam a conclusões interessantes dentro de dois aspectos de ensino diferentes: um deles, referente ao conteúdo da disciplina e à forma pela qual ele é conhecido entre os estudantes e, o outro, referente a uma caracterização global da população que concorre à Universidade. Essa caracterização foi, posteriormente, relacionada com a área de conhecimento a que se dirigem os candidatos, com fatores econômicos e culturais e com a procedência do 2º grau. Conclui que muitas falhas de conteúdo permeiam o conhecimento dos estudantes, falhas que são muitas vezes encobertas pela utilização de um formalismo frequentemente sem sentido. Quanto à classificação global dos estudantes em níveis de raciocínio, nota que ela mostra resultados em parte já esperados, tendo uma certa relação com a área de conhecimento, sem mostrar correlações notáveis com níveis culturais e econômicos familiares. Palavras-chave: vestibular; FUVEST; candidatos; física.
Analisa as resoluções da prova de Física de cerca de 2500 candidatos, escolhidos aleatoriamente entre cerca de 25000 que, após uma seleção prévia, passaram para a 2ª fase. Caracteriza níveis de raciocínio, graças à construção de um instrumento adequado ao material escrito numa linguagem específica, característica da Física, utilizando, como referência, o modelo piagetiano de desenvolvimento de estruturas mentais. Os resultados levam a conclusões interessantes dentro de dois aspectos de ensino diferentes: um deles, referente ao conteúdo da disciplina e à forma pela qual ele é conhecido entre os estudantes e, o outro, referente a uma caracterização global da população que concorre à Universidade. Essa caracterização foi, posteriormente, relacionada com a área de conhecimento a que se dirigem os candidatos, com fatores econômicos e culturais e com a procedência do 2º grau. Conclui que muitas falhas de conteúdo permeiam o conhecimento dos estudantes, falhas que são muitas vezes encobertas pela utilização de um formalismo frequentemente sem sentido. Quanto à classificação global dos estudantes em níveis de raciocínio, nota que ela mostra resultados em parte já esperados, tendo uma certa relação com a área de conhecimento, sem mostrar correlações notáveis com níveis culturais e econômicos familiares. Palavras-chave: vestibular; FUVEST; candidatos; física.
Palavras Chave
Vestibular; FUVEST; Candidatos; Física.
Vestibular; FUVEST; Candidatos; Física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno